Abaixo-assinado da comunidade do Enxu contra o projeto da Suzano

Nós, moradores do povoado Enxu, município de São Bernardo, Baixo Parnaiba maranhense, abaixo-assinados vimos por meio deste oficio solicitar aos órgãos competentes tanto nas esferas municipal e estadual como na esfera federal que neguem à Suzano Papel e Celulose qualquer autorização de uso e ocupação do solo e supressão de vegetação.

A área que a Suzano pretende desmatar chega a quinze mil hectares de Cerrado em excelente estado de conservação e que beneficia as comunidades do Enxu, São José, Baixa Grande, Santo Antônio do Magu e Cabeceira do Magu através do extrativismo do pequi e do bacuri e do corte de madeira para construção de suas casas.

Sabe-se que os documentos que comprovariam a propriedade da terra por parte da Suzano provavelmente resultam de fraude cartorial, como é o caso do repasse de uma posse de terra do senhor Bernardo Cardoso, que a vendeu para um senhor chamado Manuca, que por fim vendeu para a Suzano. Só que a posse consiste ao todo em 46 hectares. Como essa posse não foi objeto de partilha entre os filhos, e eles nada assinaram, essa venda foi ilícita.

A legislação do município de São Bernardo proíbe o desmatamento de mata nativa com finalidade de plantio de monocultura como é o caso do plantio de eucalipto em larga escala. Por essas razões reafirmamos nosso pedido que qualquer pedido de licenciamento seja negado.

São Bernardo, 10 de outubro de 2011.

Enviada por Mayron Régis.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.