RENAP: Moção de Apoio à Legitimidade de Tutela Coletiva da Defensoria Pública e à sua Ouvidoria Externa

A Rede Nacional de Advogados Populares a partir da deliberação dos presentes em seu XV Encontro realizado em Fortaleza Ceará vem se manifestar em favor da legitimidade das defensorias públicas para atuação judicial nas demandas coletivas e na manutenção e fortalecimento das ouvidorias externas da instituição.

Considerando o caráter democrático e republicano das defensorias públicas, assim como da necessidade de aperfeiçoamento de sua intervenção qualificada junto ao povo e da participação popular em sua gestão.

Considerando as inovações trazidas rumo ao atendimento a tais objetivos a partir da legitimação da defensoria pública para atuação em demandas coletivas advindas da nova redação dada à lei 7.347 pela lei 11.448 e da implantação da ouvidoria externa na instituição a partir da Lei Complementar 132.

Considerando que em face do apego ao conservadorismo e auto afirmação institucional por parte de determinados grupos, tais inovações vêm sofrendo constantes ataques, inclusive culminando com o ajuizamento de ADI junto ao STF questionando a constitucionalidade em ambos os casos.

Destarte faz-se necessário o fortalecimento de tais institutos tornando a defensoria cada vez mais um instrumento popular à disposição dos segmentos mais vulneráveis da sociedade, inclusive ressaltando-se a participação dos assistidos junto à condução da gestão institucional.

Fortaleza, 01 de outubro de 2011.

Enviada por Rodrigo Medeiros.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.