Mais um quilombola assassinado no Maranhão! Ontem, no Quilombo do Rosário

Tania Pacheco

Nem bem acabamos de noticiar com certo alívio a informação de que o Ouvidor Agrário Nacional e Presidente da Comissão Nacional de Combate à Violência no Campo, Desembargador Gercino José da Silva Filho, havia solicitado a intervenção do Delegado de Polícia Civil Agrário Domingos Sávio Carpaxo Reis para garantir as vida da Comunidade de Carro Quebrado, e chega outra informação de violência. Valdenilson Borges, 24 anos, da comunidade do Quilombo de Rosário, em Serrano, foi executado barbaramente, ontem, domingo, 2 de outubro.

Segundo informações da Comissão Pastoral da Terra do Maranhão, Valdenilson foi morto em consequência dos conflitos entre “particulares” e quilombolas, no próprio quilombo de Rosário, com duas facadas no peito. O assassino teria sido Edvaldo Silva, que se encontra foragido. Até o momento, não houve mobilização da polícia local no sentido de capturá-lo.

De acordo com a CPT/MA, Serrano é uma das áreas do Estado onde há maior incidência de conflitos agrários envolvendo quilombolas e grileiros de terra. É, também, uma das regiões mais pobres do Maranhão, situada no litoral norte do Estado. 

A CPT e o Movimento Quilombola da Baixada Ocidental Maranhense-MOQUIBOM têm denunciado atos de violência contra quilombolas do Maranhão. Entretanto, nem o Governo Federal nem o governo do Maranhão adotaram ainda uma política capaz de proteger os direitos territoriais dos quilombolas maranhenses.

A nota da CPT é assinada por Diogo Diniz Ribeiro Cabral, Advogado CPT/MOQUIBOM, e pelo Padre Inaldo Serejo, Coordenador da CPT/MA. As mesmas pessoas que escreveram o Ofício para o Desembargador  Gercino, há 48 horas, pedindo garantias para a comunidade de Carro Quebrado, que teoricamente seria invadida amanhã por um fazendeiro e seus capangas.

 

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.