Bolívia: repressão a protestos indígenas investigado como violação de direitos humanos

La Paz, 30 set (RV) – A forte repressão de domingo passado contra os protestantes indígenas na Bolívia deverá ser investigada como caso de violação de Direitos Humanos. É que o governo do país confirmou, nesta quinta-feira, o convite feito à Corte Interamericana de Direitos Humanos e à União de Nações Sul-Americanas (Unasul) para integrarem a comissão investigadora do caso.

Os índios marcham em protesto, desde agosto passado, contra a construção de uma estrada que dividirá o Território Indígena e Parque Nacional Isiboro Sécure (Tipnis). A obra é da empresa brasileira OAS, com recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

A repressão aos manifestantes causou uma onda de protestos contra o presidente Evo Morales e desencadeou uma crise em seu gabinete. A ministra da Defesa Cecilia Chacón pediu demissão e criticou o uso da violência.

Na quarta-feira, Morales pediu perdão aos indígenas e prometeu descobrir quem são os responsáveis pela ordem dada aos policiais para atacar os manifestantes “sem discriminar crianças, mulheres, idosos e homens que se preparavam para jantar na noite de domingo”.

Pesquisas indicam uma queda de popularidade de Morales, o que deve preocupar o Presidente, e com razão: manifestações em massa na Bolívia já provocaram a saída dos presidentes Gonzalo Sánchez de Lozada, em 2003, e Carlos Mesa, em 2005.

http://www.oecumene.radiovaticana.org/bra/articolo.asp?c=525200

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.