MS – Índios reclamam de tremores de explosão em pedreira

Indígenas que moram na parte alta da aldeia Jaguapiru em Dourados reclamam das explosões e poeira causados por uma pedreira, na divisa com as terras dos índios.

A indígena guarani Floriza Souza Silva diz que o problema é crítico porque as explosões ocorrem de repente. “Não tem um dia específico, mas sempre é por volta das 18h, uma vez ao mês. Do nada acontece aquela explosão ensurdecedora e a terra começa a tremer”, disse ela.

O marido de Floriza, cacique Jorge da Silva, atribui à pedreira a queda da casa de reza. Construída com vigas de bambu e coberta (telhado e parede) com sapê, a casa está ao chão. “A sustentação de bambu foi ficando frouxo até chegar no ponto de não resistir mais”, contou.

A casa era ponto de encontro de reza dos indígenas da aldeia Jaguapiru, as terças e sextas-feiras. “Agora agente se encontra ao ar livre, tudo diferente como manda os nossos costumes”, disse o cacique. A casa era também um dos pontos de artesanatos da aldeia. As mulheres índias utilizavam o local para confeccionar diferentes tipos de produtos.

Um dos maiores problemas, segundo os indígenas, é a poeira das pedras que adentram as casas. “Quando há explosão vem uma espécie de nuvem branca pra casa da gente. Tudo fica muito sujo”, reiterou Floriza Souza Silva.

A pedreira, empresa do ramo de usina de asfalto, é antiga no local.

http://www.capitalnews.com.br/ver_not.php?id=220126&ed=Regional&cat=Not%C3%ADcias

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.