BNDES susta financiamento de estrada na Bolívia

Lisandra Paraguassu/Brasília

O governo brasileiro suspendeu a liberação do financiamento, via Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), para a rodovia que se tornou pivô de protestos nos últimos dias no norte da Bolívia. Os US$ 332 milhões que financiariam a construção dos trechos a cargo da OAS só serão liberados quando o governo boliviano decidir que tem condições de retomar a obra.

Na segunda-feira, o presidente da Bolívia, Evo Morales, suspendeu a construção do trecho entre Beni e Cochabamba, que faz parte do projeto de ligação do Brasil ao Pacífico – daí o interesse brasileiro na questão. O trajeto proposto corta um território indígena em que vivem três etnias. A expectativa é que, nos próximos dias, o governo de Evo inicie uma negociação.

A violenta reação das comunidades indígenas pegou o Itamaraty de surpresa. O governo espera agora um sinal de mudança na situação para que o financiamento seja retomado, mas não vai participar de nenhuma negociação. A avaliação é que esse é um problema interno da Bolívia e não cabe ao Brasil opinar.

http://m.estadao.com.br/noticias. Enviada por Ricardo Verdum.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.