BA – Tensão na Terra Pataxó Hã-Hã-Hãe

Enquanto o STF não julga a ACO parada desde 2008, as ameaças aos Pataxó Hãhãhãe continuam a aumentar. Abaixo, mensagem enviada por eles para o saite Índios on line. TP.

“Hoje [ontem, 27] pela manhã vários homens armados invadiram uma área reocupada pelo os índios Pataxó Hãhãhãe, denominada Região das Alegrias, próximo ao município de Itaju do Colônia – Ba. E expulsaram as famílias indígenas da localidade… segundo relatam os parentes que foram pegam de surpresa na manhã de hoje… que os homens(pistoleiros) estavam fortemente armados.

Os índios Pataxó Hãhãhãe se preocupam, pois a ação estava para ser julgados no STF e mais uma vez é adiado. Os relatos circulando nas cidades que o latifundiário planejam atacar as áreas recém retomada e isso deixam a comunidade indígenas em sinal de alerta, pois já foi vistos homens armados circulando próximos das fazenda recém retomadas e essa situação se torna perigoso para todos da região, pois quem precisa trafegar na estrada de Pau Brasil até Itaju está correndo risco de morte,  as ameaças está constante.

Hoje o Povo Pataxó Hãhãhãe, continuam a rotina de sofrimento, todos os indígenas rezar para que nada aconteça de mal. O que queremos é paz. E que as autoridades competentes resolva essa questão, já que muitas vidas se foram por causa dessa terra. Nós indígenas não vamos abrir mão de nossa terra, basta os índios que já morreram em defesa de nossos direito, ter essa terra e permanecer nela é nossa ideologia.

Gostaríamos de pedir apoio as pessoas de bem, que possa ajudar para que não venha acontecer mais conflitos e morte na região”.

FONTE: União – Campo, Cidade, Floresta.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.