Piada do dia: “Polícia Civil pede prisão de irmãos de extrativista morto em assentamento no Pará”

Evandro Corrêa, especial para o Globo

BELÉM – A Polícia Civil de Nova Ipixuna, no Pará, requereu ao juiz Murilo Lemos, da comarca de Marabá, a prisão preventiva de dois irmãos do extrativista José Cláudio Ribeiro, morto em maio deste ano com a mulher , Maria do Espírito Santo, após denunciarem a ação de madeireiros.

Os dois irmãos são acusados de, em companhia de José Cláudio, terem assassinado o colono Odilon Ribeiro, o Pelado, crime ocorrido no assentamento Praialta-Piranheira, em 2009. Em nota divulgada nesta segunda-feira, familiares do extrativista afirmam que há indícios de se tratar de uma manobra orquestrada por José Rodrigues, acusado de ser o mandante da morte do casa, junto com o irmão Lindonjonhson Rocha. O crime teve como testemunha Manoel Ribeiro, irmão de Pelado.

De acordo com a família de José Cláudio, no dia 16 de novembro de 2010, José Rodrigues teria procurado a Polícia Civil em Nova Ipixuna e acertado com os investigadores uma operação ilegal de retirada de três famílias que ocupavam lotes no interior do assentamento.

“Um dos ocupantes era Edvaldo, conhecido por Marabá, irmão de José Cláudio. As três famílias foram expulsas dos lotes e um dos barracos foi queimado por ordem de José Rodrigues. Dias depois, as famílias retornam para os lotes apoiados por José Cláudio, o que irritou José Rodrigues” – diz a nota, ressaltando que, no dia 10 de dezembro de 2010, José Rodrigues foi à Polícia Civil em Nova Ipixuna acusar José Cláudio e seus dois irmãos da autoria da morte de Odilon.

Junto com José Rodrigues encontrava-se a testemunha Manoel Ribeiro, irmão de Pelado, que também prestou depoimento no mesmo dia e passou a contar nova versão do crime: que os autores do homicídio seriam José Cláudio e seus dois irmãos. Ainda de acordo com familiares, depois da morte de José Cláudio, a polícia decidiu apurar a morte de Pelado, sendo que os três irmãos foram intimados a comparecer na delegacia. O delegado que presidia o inquérito solicitou que Manoel Ribeiro fizesse o reconhecimento dos acusados. No entanto, Manoel apontou apenas Marabá como um dos participantes do crime.

Segundo a família do casal, a testemunha só incriminou Marabá porque foi pressionado por José Rodrigues, que está preso sob acusação de ser o mandante dos assassinatos de José Cláudio e Maria do Espírito Santo. Os investigadores que participaram da operação propostas por José Rodrigues estão sendo investigados pela corregedoria da Polícia Civil.

“Esses indícios deixam claro que pode ter havido uma armação planejada por José Rodrigues com o objetivo de desmoralizar a família de José Cláudio e passar uma versão de que a morte de José Cláudio e Maria teria sido por vingança dos familiares de Pelado”, diz a nota.

http://oglobo.globo.com/pais/mat/2011/09/26/policia-civil-pede-prisao-de-irmaos-de-extrativista-morto-em-assentamento-no-pa-925451862.asp

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.