AM – Indígenas do Alto Solimões denunciam demarcação irregular

Eledilson Correia, representante da  comunidade Vila Presidente Vargas, diz que situação ocorre desde 2009Etnia Caixana, de Santo Antônio do Içá, acusam fazendeiros, trabalhadores rurais, vereadores e até a prefeitura do município de invadir terras para lotear e vender terrenos

Mônica Prestes

Indígenas da comunidade Vila Presidente Vargas, no Município de Santo Antônio do Içá, (a 888 quilômetros de Manaus, no Alto Solimões), acusam fazendeiros, trabalhadores rurais, vereadores e até a prefeitura do município de invadir terras indígenas para lotear e vender os terrenos. A denúncia foi feita pelo indígena da etnia Caixana, Eledilson Correia.

Eledilson veio a Manaus para elaborar uma denúncia formal à Fundação Nacional do Índio (Funai), em Brasília, documento que ele disse ter enviado ao órgão na quinta-feira, 22. Na denúncia, ele relata que as ações arbitrárias da prefeitura e dos fazendeiros vêm ocorrendo desde 2009, mediante a supressão vegetal e ameaças aos indígenas, que ocupam a área há mais de 600 anos.

“Essa área é uma terra indígena há mais de 600 anos, mas desde 2009 os fazendeiros, apoiados pela prefeitura e pelos vereadores, começaram a lotear nossas terras. Esta semana eles começaram a demarcar os lotes que eles pretendem vender antes que a Funai venha até aqui para delimitar as terras”, disse o indígena.

Ele contou que os indígenas solicitaram a demarcação do território à Funai, mas temem que a área seja devastada, loteada e vendida pelos “grileiros” antes da intervenção federal. “Eles nunca chegaram para conversar com a gente, só ficam ameaçando de tirar nossa terra. Estamos procurando nossos direitos e o Estado tem que respeitar os direitos garantidos aos povos indígenas pela constituição brasileira”, reclamou.

Segundo Eledilson, na segunda-feira, 19, pessoas que teriam se identificado como sendo do Instituto de Terras do Amazonas (Iteam) começaram a delimitar os lotes, que posteriormente seriam vendidos. A situação levou os indígenas a acreditar que o Iteam, órgão do governo do Estado, estaria favorecendo os fazendeiros e a prefeitura na disputa pelas terras.

“Na segunda (19), o Iteam começou a demarcar os lotes e esta semana também, os fazendeiros e a prefeitura voltaram a fazer os loteamentos. Eles estão derrubando a mata, devastando tudo e cercando os terrenos. Não sei quantos lotes já foram feitos, mas sei que eles ainda não começaram as ser vendidos”, relatou.

O argumento apresentado pela prefeitura de Santo Antônio do Içá para apoiar os fazendeiros que estão loteando a área, segundo Eledilson, é de que no local já existem propriedades produtivas.

“O que é uma mentira, pois ainda não existe nenhuma propriedade produtiva lá. Não há cultivo de nada. A prefeitura está sendo conivente porque também sai lucrando com essa invasão”.

http://acritica.uol.com.br/manaus/Indigenas-Alto-Solimoes-demarcacao-irregular_0_561543888.html

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.