MG – Moção de Apoio às ações da PF, MPE e MPF em defesa das comunidades do Alto Rio Pardo

Nós, Movimentos sociais, movimento sindical e sociedade civil organizada, vimos através dessa manifestar nosso apoio à ação da Polícia Federal, Ministério Público Estadual e Ministério Público Federal na ação de prisão, busca e apreensão e sequestro de bens dos envolvidos no processo de grilagem de terras públicas no Alto Rio Pardo.

Desde a década de 70 nossas terras estão sendo roubadas por empresas de eucalipto, fazendeiros e políticos, que invadiram terras devolutas, ou seja, do estado, terras do povo brasileiro, que deveria ser utilizada para realizar a reforma agrária e estimular o estimular o desenvolvimento regional. E o que ocorre na região é o contrário, ao invés de distribuir as terras, concentrou na mão de latifundiários, expulsando agricultores e posseiro, que há décadas estão na região.

Para isso os grileiros utilizam de papéis falsos e usam da força contra as famílias.

Com a chegada da mineração o processo vem se repetindo, grileiros estão vendendo as terras da população paras as empresas mineradoras a preços muito elevados. Essas mesmas empresas que vem utilizando de má fé com os atingidos, pressionando as comunidades para que assinem autorizações de pesquisa, informam endereço inexistente aos atingidos, violando um dos direitos dos atingidos que é o acesso a informação e participação no decorrer do empreendimento.

Dessa forma esperamos que de fato a justiça tome providencias que beneficie a população em geral. Que as terras retornem para as mãos do estado e seja utilizada para realizar uma reforma agrária eficiente e popular, onde a pequena agricultura que produz 70% da alimentação brasileira seja fortalecida. Exigimos a garantia dos direitos dos atingidos pela mineração, que vem sendo violado na região e dizemos não a essas empresas que querem continuar explorando nossas riquezas sem gerar nenhum tipo de desenvolvimento para o Alto Rio Pardo.

Por isso gritamos:

NOSSAS TERRAS, NOSSA ÁGUA NOSSO RIOS NÃO SE VENDEM!
NOSSA TERRAS NOSSA ÁGUA NOSSOS RIOS SE DEFENDEM!

Taiobeiras 23 de setembro de 2011,

MAB – Movimento dos Atingidos por Barragens
MASTRO – Movimento da Articulação dos Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais Organizados do Alto Rio Pardo
Território da Cidadania Alto Rio Pardo

Enviada por Moisés Borges para a lista da RBJA.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.