Itamaraty lamenta morte de africano espancado por PMs

O Ministério das Relações Exteriores divulgou neste sábado nota em que lamenta “profundamente” a morte do estudante Toni Bernardo da Silva, natural de Guiné-Bissau, ocorrida em 22 de setembro, em Cuiabá, no Mato Grosso. O estudante veio ao Brasil como bolsista de programa de intercâmbio oferecido pelo governo brasileiro a jovens de vários países africanos.

O ministro Antonio Patriota apresentou pessoalmente hoje, em Nova York, pedido de desculpas pela violência cometida contra o estudante bissauense ao embaixador Adelino Mano Queta, chanceler em exercício e futuro ministro da Justiça de Guiné-Bissau. Ele também afirmou que as responsabilidades pelo crime serão devidamente apuradas.

Segundo a Agência Brasil, o estudante havia se desligado da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) em fevereiro. Ele cursava economia por meio do Programa Estudante Convênio de Graduação, uma parceria entre os ministérios da Educação e das Relações Exteriores, e deveria terminar os estudos neste ano.

A UFMT informou, por meio de nota, que no ano passado o aluno apresentou problemas pessoais e dificuldades de estudo, que o levaram à reprovação. A Pró-Reitoria de Ensino de Graduação tentou ajudar Toni Silva na resolução de seus problemas, oferecendo acompanhamento psicológico. Contudo, não houve adesão plena do estudante ao acompanhamento, o que levou ao desligamento dele do programa por causa de mais uma reprovação.

Na próxima segunda-feira, será realizado um ato na universidade em repúdio à violência cometida contra o estudante africano.

O caso

A Polícia Civil prendeu em flagrante dois policiais militares e um rapaz suspeitos de espancar e matar um estudante africano na noite da última quinta-feira em um restaurante no bairro Boa Esperança, em Cuiabá. De acordo com a polícia, o estudante de Guiné-Bissau teria abordado um casal no restaurante para pedir R$ 10.

Em seguida, ele teria sentado em uma cadeira ao lado dos dois e teria se aproximado da namorada do rapaz, tentando, em seguida, agarrá-la. Sérgio Marcelo Silva da Costa, 27 anos, namorado da garota, teria revidado e entrado em luta corporal com o rapaz.

Ao verem a briga, outros dois clientes anunciaram serem policiais militares e imobilizaram o estudante. No entanto, os três teriam passado a desferir socos e pontapés contra ele.

O delegado Antonio Esperandio informou que, segundo testemunhas, o estudante aparentava estar sob efeito de drogas ou embriagado. Exames toxicológicos, de alcoolemia e necropsia foram requisitados ao Instituto de Medicina Legal (IML). Ele tinha passagens na polícia pelos crimes de furto e ameaça.

Os suspeitos foram indiciados por homicídio doloso e o inquérito deverá ser concluído em dez dias.

http://www.jb.com.br/pais/noticias/2011/09/24/itamaraty-lamenta-morte-de-africano-espancado-por-pms/#.Tn8PwKS-qKM.gmail

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.