UNICEF confirma Cuba como única nação da América Latina sem desnutrição infantil

Crianças cubanas pedem fim do bloqueio criminoso dos EUA

Derrubando mitos, Unicef confirma 0% de desnutrição na ilha caribenha. Número de fazer inveja à países de primeiro mundo

O último relatório do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) intitulado “Progresso para a Infância, um Balanço sobre a Nutrição”, determinou que, atualmente, existem no mundo 146 milhões de crianças menores de cinco anos com problemas graves de desnutrição infantil. De acordo com o documento, 28% destas crianças são da África, 17% do Oriente Médio, 15% da Ásia, 7% da América Latina e o Caribe, 5% da Europa Central, e 27% de outros países em desenvolvimento.

Cuba, contudo, não tem esses problemas, sendo o único país da América Latina e o Caribe que baniu a desnutrição infantil, graças aos esforços do governo por melhorar a alimentação, especialmente a daqueles grupos mais vulneráveis. Ademais, a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) também reconheceu Cuba como a nação com mais avanços na América Latina, na luta contra a desnutrição.

 

Isto é devido a que o Estado cubano garante uma cesta básica de alimentos e promove os benefícios da lactação materna, mantendo até o quarto mês de vida a lactação exclusiva e complementando-a com outros alimentos, até seis meses de idade. Ainda, se entrega diariamente um litro de leite a todas as crianças de zero a sete anos de idade. Junto com outros alimentos, tais como compotas, sucos e legumes, os quais são distribuídos de maneira equitativa.

Por isso, a própria Organização das Nações Unidas, (ONU) coloca Cuba na vanguarda do cumprimento do item de desenvolvimento humano.

E tudo isso, a pesar de 50 anos de bloqueio econômico, comercial e financeiro imposto pelos Estados Unidos.

Exemplar: UNICEF confirma Cuba como única nação da América Latina sem desnutrição infantil

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.