Terra Kanindé de Aratuba: FUNAI elabora relatório de qualificação


Espaço abriga a tradição e a cultura Kanindé

Equipe da CR de Fortaleza viajou ao Maciço de Baturité para atender reivindicação da Justiça Federal do Estado do Ceará, por meio da Ação Civil Pública n.º 0009430- 95.2010.4.05.8100, proposta pelo MPF-Ministério Público Federal com pedido de liminar, visando realizar a demarcação da Terra Indígena tradicionalmente ocupada pela etnia Kanindé de Aratuba.

Para tanto, procedeu-se à qualificação da área, a começar por sua identificação e delimitação, visando a regularização do território Kanindé localizado na Serra da Aratuba e entorno,  entre os municípios cearenses  Aratuba e Canindé. Os servidores da sede cearense da FUNAI, Francisco de Assis Pinheiro da Silva (técnico em Agricultura e Pecuária) e Lúcio André Wanderley Correia Mello (pregoeiro e agente em Indigenismo) promoveram inicialmente uma reunião de sensibilização com as lideranças daquele povo na Aldeia Fernandes, com o apoio do Cacique Sotero.
Levantando dados e documentos junto ao Pajé Maciel e Cícero Kanindé, fizeram a seguir o trabalho de campo, incluindo um levantamento de pontos e coordenadas geográficas (plotagem) relevantes, com a utilização de GPS, finalizando com uma reunião para apresentar à comunidade os resultados preliminares da ação.
Produtos do extrativismo resultam da interação com a natureza

Atualmente, os Kanindé de Aratuba somam aproximadamente 640 pessoas — cerca de 185 famílias — que habitam 148 residências, segundo o Sistema de Controle Demográfico da Coordenação Regional de Fortaleza. Os dados obtidos quanto à localização da área reivindicada demonstram que a mesma encontra-se em sua maior parte no município de Aratuba, ocupando também uma faixa do município de Canindé e áreas limítrofes entre os dois.

Cacique Sotero mostra detalhes da exposição permanente. Variedade de artigos: para cada uso, uma técnica.

Mais especificamente, a T.I. Kanindé está localizada na microrregião do Maciço do Baturité (Serra da Aratuba e entorno), cortada pela CE-257 e pelo Riacho Catolé, cuja nascente encontra-se dentro da área reivindicada. Apresenta diversas formações rochosas e alguns riachos sem denominação, que correspondem às coordenadas registradas.

Historicamente, sua ocupação remonta à nação Janduí, que ocupava diversas áreas das capitanias de Pernambuco, Paraíba, Itamaracá e Rio Grande do Norte, compondo a etnia dos Tarairiú. Como tinham por hábito chamar o próprio povo pelo nome de seu líder, os Janduí (ancestrais dos Canindé) assim se chamaram em virtude do antigo líder, Janduí. “Quando Janduí foi sucedido na liderança por Canindé, guerreiro de destaque, os índios descendentes das tribos comandadas por Canindé passaram a chamar-se Canindé, embora continuassem sendo conhecidos pelos portugueses como Janduí”. (1)

O chefe Kanindé, principal da tribo dos Janduís, liderou a resistência de seu povo no século XVII, obrigando o então rei de Portugal a assinar com ele um tratado de paz, firmado em 1692, mas descumprido por parte dos portugueses. Como ocorreu com muitos agrupamentos nativos, seus descendentes passaram a ser conhecidos como Kanindé, alusão ao chefe e à ancestralidade. Segundo a tradição oral, este grupo veio da região do atual Município de Mombaça, passando por Quixadá e pelas margens do rio Curu, entre os rios Quixeramobim e Banabuiú, junto aos seus parentes Jenipapo, antes de alcançar os seus atuais locais de morada.

Quando os holandeses ocuparam o Nordeste brasileiro, seus pintores, cronistas e historiadores deixaram vários registros, mesmo porque foram seus aliados. Neles os índios aparecem como “guerreiros temidos por outros indígenas, homens e mulheres fortes de corpo bem desenvolvido, que lutavam com grandes pedaços de madeira como arma, que era mortal.

Seus rituais de ocupação da terra assemelhavam-se a jogos esportivos, em que alguns deles corriam com um grande tronco de árvore às costas, até o território do qual pretendiam a posse. Periodicamente, saíam em busca de novos locais para ocupação, pois eram povos nômades, coletores e caçadores. Praticavam a antropofagia ritual, assando os restos de entes queridos e misturando suas cinzas à comida”. (2)

A comunidade que atualmente vive na fronteira de Canindé com o Aratuba luta para ser reconhecida pelas autoridades como descendentes da tribo Canindé. A Assembléia Legislativa do Estado do Ceará criou comissão de estudos para reconhecer a comunidade como tal. “Em 1738, o padre Ezequiel Gameiro foi encarregado de catequizar 30 casais de Genipapo e 40 casais de Canindé, aldeados na Serra do Uruquê e no Rio Choró. A comunidade que reivindica o reconhecimento seria descendente dos membros desta missão”. (3) 

O padre Neri Feitosa informa que os Canindé e Jenipapo habitaram os sertões do Curu, as margens do Quixeramobim e do Banabuiú, falando a mesma língua e compartilhando a mesma cultura, constituindo um grupo étnico que dominava vasto território do Nordeste brasileiro. “Nossos índios tinham consciência de que estas terras eram suas e as defenderam com lutas perseverantes e com as próprias vidas.

Perderam as terras, porque perderam a guerra, mas resistiram enquanto foi possível. Perderam a batalha porque os brancos tinham armas de fogo e eles não. ‘A luta era desigual’”, afirma o padre. Entre as táticas utilizadas pelos índios para assegurar sua sobrevivência, a de fingir-se pacificados e aliados dos colonizadores, como acabou ocorrendo com a tribo dos Canindé, primitivos habitantes dessa região, resultou válida. (4)

Os Kanindé radicados nos municípios de Canindé (Sertão Central) e Aratuba (Serra de Baturité), têm sua história marcada por longo processo de migrações forçadas, mas vêm mantendo, apesar desta dispersão, laços de parentesco e sociabilidade que unem as comunidades do Sítio Fernandes e da Serra da Gameleira, que compõem a etnia.

Os Kanindé chegaram ao Sítio Fernandes vindos da Serra da Gameleira, também conhecida como Serra do Pindar, em Canindé, por conta de secas — como a de 1877 — e invasões de suas terras por posseiros criadores de gado. Traço cultural herdado dos ancestrais, sua cultura da caça se materializa na existência de diversas armadilhas, como o ‘”quixó de geringonça”, utilizado no apresamento de animais como  mocó, tejo, cassaco, peba, veado, nambu, seriema e juriti, sempre respeitando os períodos de gestação dos bichos. Esta relação de sustentabilidade que mantêm com a natureza é ensinada aos novos caçadores da tribo e busca garantir a permanência da caça para as próximas gerações.

A chamada “Terra da Gia” foi durante muito tempo utilizada pelos Kanindé para suas plantações e caça, constituindo-se como significativo lugar de memória para o grupo. Em 1995, após grande luta junto aos trabalhadores rurais locais, este terreno foi desapropriado pelo INCRA-Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária. Após querelas na divisão da terra, os Kanindé do Sítio Fernandes ficaram com 270 hectares e continuam plantando no sistema de roçados.

“Em 1996, por iniciativa de José Maria Pereira dos Santos, mais conhecido por Cacique Sotero, foi aberto à visitação pública o Museu dos Kanindé, que traz em seu acervo artesanato (seu trabalho em madeira merece destaque) e instrumentos de caça e dança, entre outros. Mantido em relativo sigilo até o ano citado, foi com o acirramento da luta por seus direitos que o museu foi exposto ao público, constituindo mais uma forma de afirmação étnica do povo Kanindé”.(5)

Depreende-se destas e de (muitas) outras informações registradas que o grupo possui amplo histórico cultural, mantendo suas tradições, que inclusive tiveram destaque na imprensa local em diversas ocasiões. Recentemente foi feita a catalogação arqueológica das peças do Museu dos Kanindé, sob orientação profissional de uma arqueóloga ligada à UFPE-Universidade Federal de Pernambuco.

Por fim, um levantamento antropológico está sendo finalizado pelo historiador Alexandre Oliveira Gomes (UFC-Universidade Federal do Ceará), mestrando do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal de Pernambuco (PPGA-UFPE), coordenador do Projeto Historiando e responsável por trabalhos e publicações sobre etnicidade, coleções etnográficas e museus indígenas no Estado do Ceará, que cedeu documentos e artigos para a confecção do roteiro apresentado pelos servidores supracitados.

(1) São Francisco de Canindé na Literatura de Cordel. Viana, Arievaldo. Edições Livro Técnico, 2002).
(2) revista Caros Amigos. Sposito, Fernanda. Coleção Rebeldes Brasileiros
(fascículos publicados entre 2000 e 2002)
(3) jornal Santuário de São Francisco (órgão da Paróquia de São Francisco das Chagas). Junho/2001
(4) jornal Santuário de São Francisco. Junho/2001
(5) http://funaiceara.blogspot.com/

http://funaiceara.blogspot.com/2011/09/terra-kaninde-de-aratuba.html

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.