MG – Professores desafiam Justiça e fortalecem greve

Por Helena Cunha

A greve dos trabalhadores em Educação do Estado continua, mas em Uberaba, onde o movimento era considerado fraco, ganhou força nesta última semana. Novos profissionais aderiram ao movimento após determinação do governo estadual para designar outro professor em substituição àquele em greve.

No entanto, a manutenção da paralisação pode gerar multa ao Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação (Sind-UTE). Tribunal de Justiça de Minas Gerais considerou abusiva a paralisação e determinou o retorno às atividades para o último dia 19. O que não ocorreu.

Segundo a presidente do Sind-UTE em Uberaba, Sônia Regina Monte, esta semana seis escolas estaduais da cidade foram visitadas por integrantes do Sindicato. “Os profissionais perceberam a necessidade da adesão à paralisação. Em escola estadual na última quarta-feira, professor designado para ocupar lugar de outro em greve foi lecionar e os trabalhadores da educação saíram das salas de aula”, comenta.

Conforme Monte, o Sind-UTE já entrou com pedido de liminar junto ao Ministério Público para que o Estado seja punido. Para os sindicalistas, o Estado está deixando de cumprir duas leis, a do pagamento do piso salarial nacional e o direito do trabalhador de fazer a greve. “Vamos alavancar a greve e mostrar para o governo que não será com ameaças e sim com o pagamento do piso que ele vai nos conquistar”, finaliza Monte.

Nova assembleia está programada para a próxima terça-feira em Belo Horizonte.

http://www.jmonline.com.br/novo/?noticias,2,CIDADE,51215

 

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.