Quilombos do Vale do Ribeira participam do Revelando São Paulo

Comunidades quilombolas de São Paulo vão mostrar suas expressões culturais no Revelando São Paulo, que começou neste final de semana e termina no próximo dia 19 de setembro.

O Espaço Quilombola é parte da programação permanente do Revelando São Paulo (www.revelandosaopaulo.org.br), festival de cultura tradicional paulista, que começou nesta sexta-feira, 9 de setembro.

Nove quilombos do Vale do Ribeira e litoral norte paulista(Caçandoquinha, Ubatuba; Mandira, Cananéia; Pedro Cubas, Eldorado; Fazenda Picinguaba, Ubatuba; Ivaporunduva, Eldorado; Nhunguara, Eldorado/Iporanga; Bombas, Iporanga; São Pedro, Eldorado; Reginaldo, Barra do Turvo) estão expondo peças de sua cultura material, vendendo artesanato e alimentos típicos. “A exposição é para mostrar os objetos de uso doméstico, cotidiano, das comunidades quilombolas. Tem pilão, canoa, os apas, esteiras”, explica Bico (Denildo Rodrigues), quilombola de Ivaporunduva que vai monitorar a exposição.

Além do estande para vendas e exposição, os quilombolas vão fazer apresentações culturais. No dia 15, se apresentam no palco principal do evento a Folia do Divino e o Quarteto de Viola Caipira, ambos da comunidade do Reginaldo da Barra do Turvo. A Romaria de São Gonçalo do quilombo Praia Grande, de Iporanga, foi convidada, mas ainda não confirmou presença.

A participação dos quilombos do Vale do Ribeira e litoral norte no festival contou com o apoio da Fundação Instituto de Terras (Itesp) e do ISA. A presença das comunidades no Revelando São Paulo é parte de um conjunto de ações que o ISA desenvolve para dar visibilidade ao patrimônio cultural dos quilombos do Vale do Ribeira.

Serviço: Revelando São Paulo

9 a 19 de setembro de 2011

Parque Vila Guilherme – Trote

Avenida Nadir Dias de Figueiredo s/n,

http://www.socioambiental.org/nsa/detalhe?id=3405

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.