Brasília realiza Seminário sobre o Relatório Anual das Desigualdades Raciais

Na próxima semana, dia 14/09, Brasília realizará o “Seminário Relatório Anual das Desigualdades Raciais no Brasil”. O evento ocorrerá a partir das 14h na Câmara dos deputados e tem como objetivo discutir os principais temas tratados pelo Relatório, que utiliza como eixo fundante a questão da Seguridade Social. O trabalho, produzido pelo Laboratório de Análises Econômicas, Históricas, Sociais e Estatísticas das Relações Raciais (Laeser) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), aponta, mais uma vez, o quadro de desigualdades entre pretos e pardos, de um lado, e brancos, de outro.

A mesa de abertura do evento contará com a presença da ministra da Secretaria de Promoção e Igualdade Racial (Seppir), Luiza Bairros; o deputado Paulo Pimenta, membro da Comissão de Legislação Participativa da Câmara dos Deputados; e Atila Roque, integrante do colegiado de gestão do Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc). A mesa de debate contará com a participação do coordenador do Laeser, o professor Marcelo Paixão; a representante da ONU Mulheres para o Brasil e Cone Sul, Rebeca Reichmann Tavares; a representante da Fundação Getúlio Vargas, Sonia Fleury e a coordenadora da OnG Criola, Jurema Werneck; e será mediada por Atila Roque.

O Relatório tem como eixo principal a Constituição brasileira de 1988, especialmente seu Capítulo sobre a Seguridade Social, e sua contribuição para a redução das desigualdades de cor ou raça no Brasil. Para elaborar o trabalho, os pesquisadores do Laeser recorreram a bases de dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), dos Ministérios da Saúde, da Educação e do Desenvolvimento Social.

O trabalho trata de temas como previdência social, acesso ao sistema de saúde, assistência social e ensino. Entre as questões tratadas pelo estudo estão: a evolução demográfica da população brasileira segundo raça e cor; o perfil da mortalidade; a desigualdade de cor ou raça no acesso a educação; a desigualdade no mercado de trabalho; as condições materiais de vida e o acesso ao poder institucional, políticas públicas e marcos legais.

A realização do evento está sob a responsabilidade da Comissão de Legislação Participativa da Câmara dos Deputados com o apoio do Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc), a Secretaria de Promoção e Igualdade Racial (Seppir), o Governo Federal e a ONU Mulheres.

O quê: Seminário sobre o Relatório Anual das Desigualdades Raciais no Brasil

Quando: 14/09

Onde: Plenário 3 da Câmara dos Deputados

Contato: 61-3212-0204/0200 (Gisliene Hesse e Carolina Araújo)