Encontro aborda a questão agrária na América Latina

Encontro aborda a questão agrária na América Latina

O Rio de Janeiro será palco do primeiro Encontro Sul-Americano de Estudos Agrários.

O evento será realizado de 12 a 15 de setembro no Rio de Janeiro e vai reunir pesquisadores, professores, alunos e interessados no debate que terá como tema central “A questão agrária na América do Sul”. A programação inclui conferências, mesas redondas, minicursos, comunicações coordenadas, além de lançamento do documentário Fazenda Santa Maria do Monjolinho, de Luiz Flávio de Carvalho Costa.

Programação

No primeiro dia do encontro, após a mesa de abertura, será realiza uma conferência sobre a necessidade dos historiadores continuarem se preocupando com o tema da propriedade da terra, com a presença de Rosa Congost, da Universidade de Girona. No mesmo dia a primeira mesa redonda tratará das relações de trabalho no mundo rural com a presença de Elione da Silva Guimarães, do Arquivo público de Juiz de Fora; Helen Osório, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); e Maria Isabel Remi, do Instituto de Estudos Peruanos.

No segundo dia de evento, a programação será iniciada com minicursos e comunicações coordenadas, seguidas pela mesa redonda sobre questão agrária no século XIX, com a representante da Unirio, Cláudia Santos; Graciela Bonassa, da UFRRJ; e Raúl Fradkin, da Universidade Nacional de Lujan. A programação do segundo dia se encerra com a mesa sobre movimentos sociais agrários na América Latina, contando com o representante da Universidade Externado de Colômbia, Dario Fajardo; Leonilde Medeiros, do Programa de Pós Graduação de Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade da UFRRJ (CPDA); e Paulo Pinheiro Machado, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

No penúltimo dia do Encontro será colocado em debate o tema “Burocratas, ruralistas e camponeses: modernização e reforma agrária na América Latina”, com a participação de Regina Bruno (CPDA/ UFRRJ); Sonia Regina de Mendonça, da Universidade Federal Fluminense (UFF); e Vanderlei Vazelesk (Unirio). No mesmo dia a mesa “A questão da propriedade da terra” vai reunir João Pereira (UFRJ), Manoela Pedroza (UFRJ), Marcio Both da Silva (Unioeste), e Maria Secreto (UFF).

O evento será fechado com a realização de minicursos e das duas últimas mesas: “Problemas do agrocontemporâneo”, e “do ensino fundamental ao superior: caminhos da questão agrária ensinada na América Latina”, que serão debatidos por especialistas e estudiosos de instituições diversas como Universidade da República do Uruguai, Unirio, UFRRJ e outras.

O Encontro é realizado pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) e pelo Instituto Multidisciplinar da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Conta ainda com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), e Programa de Pós-Graduação em História da UFRRJ.

Serviço

I Encontro Sul-Americano de Estudos Agrários
Data: 12 a 15 de setembro de 2011
Local: UNIRIO (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro) – Av. Pasteur, 296 – Urca; e UFRRJ (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro) – BR- 465, Km 7 Seropédica, Rio de Janeiro.
Horário: Dia 12, de12h às 18h. Dia 13, de 09h às 17h30. Dia 14, de 10h às 19h. Dia 15, de 09h às 19h30.

Mais informações através do e-mail [email protected] ou no site do Encontro:www.estudosagrarios.blogspot.com.

http://www.mda.gov.br/portal/nead/noticias/item?item_id=8497067

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.