Governo chileno cancela reunião com estudantes

A reunião marcada para hoje (30) entre os estudantes e o Presidente chileno Sebastián Piñera foi cancelada. A informação foi dada pelo ministro da Educação Felipe Bulnes. Ainda não há nova data para a reunião.

O Ministro Bulnes enfatizou a necessidade de convocar um diálogo com diferentes setores envolvidos no conflito educacional. Nesse sentido, o secretário-geral do ministro do Governo, Andrew Chadwick, classificou a proposta de diálogo pelo presidente chileno, como uma reunião para “destravar” o conflito.

De acordo com a Chadwick, o presidente assume um “desafio” para aceitar o diálogo com o movimento estudantil. Os estudantes ainda não se pronunciaram sobre a decisão do governo de adiar a reunião.

Vale lembrar que o convite ao diálogo foi feito pelo presidente Piñera após a greve de dois dias convocada pelo Central Única de Trabalhadores (CUT). Durante um protesto, um jovem de 14 anos foi morto.

No entanto, o movimento estudantil disse que o convite do governante é uma primeira abordagem “não é uma mesa de trabalho ou de diálogo.”

Antes da reunião que seria realizada na terça-feira, o chefe de Estado se recusou a falar com os alunos. Além disso, Piñera disse nos últimos dias que a educação não poderia ser gratuita. Foi depois de aprovar uma Lei de Educação unilateral. A legislação foi rejeitada pelo sector da educação por acreditar que não responde às suas demandas por uma educação gratuita e de qualidade.

http://www.brasil.agenciapulsar.org/nota.php?id=8024

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.