CNPq apoia oficinas de alfabetização das culturas digitais

Ocorreu nesse sábado, dia 27, a oficina de Alfabetização das Culturas Digitais na Aldeia Kaiowá e Guarani Te’ýikue, no município de Caarapó, MS. As atividades, que ocorrerão durante todo o segundo semestre de 2011, contam com o apoio financeiro do edital 049/2010 para projetos de extensão do CNPq, além da participação dos bolsistas indígenas de extensão: Editon Marques Pain, Edson Vogarin e Edson Escobar, alunos da Escola Indígena Yvy Poty, no ensino médio, do acadêmico da etnia Terena, Rafael Gouvea, do curso de Análise de Sistemas, da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), responsável pela coordenação da oficina, além do estudante de Filosofia da UCDB, Wellington dos Santos, que atuou como monitor.

Participam de cada oficina, aproximadamente dez indígenas, indicados pela comunidade, interessados em aprender noções básicas de informática e ensinar as tecnologias a falar com os Guarani. Os trabalhos são desenvolvidos na Escola Indígena Ñandejara, aos sábados, com uma carga horária de 8 horas cada um.

O Ponto de Cultura Teko Arandu é um projeto, executado desde 2008, que integra o Núcleo de Estudos e Pesquisas das Populações Indígenas/UCDB, apoiado pelo Ministério da Cultura, Ministério das Comunicações, Prefeitura Municipal de Caarapó, e tem por finalidade promover o diálogo intercultural entre as culturas digitais e as  culturas indígenas, especialmente a Guarani. Nesse sentido, o objetivo das oficinas de alfabetização digital consiste em apresentar aos índios as possibilidades dessas tecnologias novas e estimular o diálogo entre a internet e as redes de saberes indígenas dos Kaiowá e Guarani.

Enviada por  Neppi Ucdb para a lista da superiorindigena.

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