Barra Mansa terá fórum sobre o impacto do racismo na infância

Com o objetivo de estimular o debate sobre o tema “Conceitos e preconceitos: os impactos do racismo na infância como uma expressão da questão social”, a ONG Amigos da Cultura e o UBM (Centro Universitário de Barra Mansa), com o apoio da prefeitura e do Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância), promoverão de 31 de agosto a 2 de setembro o Fórum por uma Infância sem Racismo. O evento será realizado no auditório do campus Cicuta, na Fazenda Santa Cecília.

De acordo com a integrante da ONG Amigos da Cultura e uma das organizadoras do evento Angélica Araújo, o fórum tem como objetivo discutir ações preventivas e iniciativas com crianças e adolescentes que sofrem diretamente os impactos da discriminação e preconceito por suas condições socioeconômicas, cor e classe social.

– Notamos a necessidade de uma reflexão em relação a esse assunto, durante os trabalhos sociais que realizamos com crianças em bairros de Barra Mansa e Volta Redonda. Muitas sofrem situações exclusão pelo lugar onde moram, mas principalmente pela cor. Diante dessa visão, decidimos criar um fórum para descobrir o que pode ser feito para que essas crianças tenham uma infância livre do racismo, e por isso convidamos militantes, estudantes, professores e profissionais da área para discutir essas ideias – falou.

A realização do fórum de debates contará com a participação de intelectuais, artistas, profissionais de educação, universitários, estudantes do ensino fundamental e médio e pessoas da comunidade que se mobilizam por uma sociedade sem racismo e qualquer tipo de preconceito.

O fórum será dividido em debates com os seguintes temas: “Os impactos do racismo na infância e juventude”, “A questão do preconceito, da discriminação e do racismo em uma dimensão crítica”, “Ações afirmativas e o racismo no Brasil”, “Raça e classe social: desafios e conquistas”, “Política de cotas: um caminho para uma sociedade sem racismo”, “Políticas sociais de promoção a igualdade racial no Estado do Rio de Janeiro” e “Conquistas e desafios do movimento negro na luta por direitos no contexto neoliberal”.

http://diariodovale.uol.com.br/noticias/4,45393,Barra-Mansa-tera-forum-sobre-o-impacto-do-racismo-na-infancia.html#ixzz1WXoXLovA

 

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.