SE: SSP reforçará ações de segurança em Brejão dos Negros

Será feita a intensificação das rondas policiais no povoado com a finalidade de garantir a segurança e a integridade física dos moradores existentes na comunidade quilombola

A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) irá reforçar a partir da próxima semana a proteção e a prestação de serviço no território federal Brejão dos Negros, no município de Brejo Grande, distante 137 quilômetros de Aracaju. As ações foram anunciadas na manhã desta sexta-feira, dia 26, durante reunião do secretário de Segurança Pública, João Eloy de Menezes, em seu gabinete com o ouvidor agrário nacional do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Gercino José da Silva Filho.

Será feita a intensificação das rondas policiais no povoado Brejão dos Negros, com a finalidade de garantir a segurança e a integridade física dos moradores existentes na comunidade quilombola. Eles vêm sendo ameaçados por fazendeiros da região para deixar a área, conforme as denúncias feitas à SSP e à Polícia Federal. “Além disso, vamos determinar o deslocamento para o local do ônibus que funciona como Delegacia Itinerante da Polícia Civil”, informou João Eloy.

Já o desembargador Gercino Filho acolheu sugestão do secretário João Eloy e solicitará que a Polícia Federal agilize a conclusão dos inquéritos policiais instaurados para apurar os delitos praticados na comunidade, visando diminuir a violência local. “Vamos ainda agendar reunião na sede do Incra em Aracaju, com os fazendeiros que têm posses no território quilombola para discutir o conflito agrário estabelecido na referida área envolvendo fazendeiros e quilombolas”, acrescentou.

O encontro foi oficializado como a 250ª reunião da Comissão Nacional de Combate à Violência no Campo (CNCVC), que é presidida pelo ouvidor agrário nacional, desembargador Gercino Filho. Toda a discussão contou com a participação do secretário de Estado de  Direitos Humanos de Sergipe, Luiz Eduardo Oliva, e do representante da Secretaria dos Direitos Humanos da Presidência da República, Ailson Silveira Machado.

Também fizeram parte o secretário-adjunto da SSP, João Batista Santos Júnior, o comandante-geral da Polícia Militar de Sergipe, coronel Aelson Resende, o delegado da Polícia Federal Paulo Eduardo Aguilar da Silva, o ouvidor agrário regional do Incra, Paulo Oliveira Chagas, o coordenador do Grupo de Gerenciamento de Crises da PM de Sergipe, tenente-coronel Luiz Fernando Silveira de Almeida, além do coordenador-geral da Secretaria de Estado dos Direitos Humanos, Demóstenes Ramos de Melo.

http://www.faxaju.com.br/viz_conteudo.asp?id=122632

 

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.