Pedido de apoio da Secretaria Geral do MST em relação à “ocupação cutrale”

A Secretaria Geral do MST está solicitando a movimentos, entidades, militantes e ativistas “apoio, indignação  e solidariedade” em relação à chamada ocupação da Cutrale. O texto abaixo denuncia também a contaminação do lençol freático da região pelos agrotóxicos usados pela empresa e pede apoio para abaixo-assinados (que sugiro sejam colocados na internet ou na página do próprio MST, para adesão) cobrando a ação das autoridades. TP.

“Há dois anos o MST fez uma ocupação/denúncia de uma área usurpada pela empresa CUTRALE, que comprou de um grileiro e instalou plantação de laranjas. Na época, dados o clima contaminado de disputa eleitoral, os vínculos da CUTRALE com a Coca-cola etc, a ocupação do MST  foi satanizada por todos os meios de comunicação. E esconderam o principal: a área pertence à União, e a Cutrale é grileira.

Agora, voltamos a ocupar a área, como forma de denúncia. Veja a noticia clicando aqui.

O INCRA move uma ação na Justiça Federal contra a CUTRALE,  pedindo a devolução da área.  Mas a Justiça, tão célere em dar despejo contra os sem-terra, há anos não julga o pedido do INCRA. Por isso precisamos de seu apoio.

Veja em anexo uma carta padrão que vamos pedir para cada um enviar por correio eletrônico, para o presidente do Tribunal de Justiça Federal de São Paulo.

E também, temos conhecimento, que a CUTRALE  aplica uma quantidade exagerada agrotóxicos nos laranjais, que deve estar afetando inclusive o lençol freático, que na região é formado pela parte mais rasa do Aquífero Guarani.

Por isso, pedimos também que assine as cartas padrão anexas e enviem para a CETESB  e para o Ministério Público Estadual, para que eles façam uma investigação sobre o uso de agrotóxicos naquela fazenda.

Saudações da Secretarial geral do MST

a solidariedade é a mais bela qualidade do ser humano

 

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.