MG – Nova ocupação em Brejo dos Crioulos

A Comissão Pastoral da Terra de Minas recebeu informações de que cerca de 40 famílias de Quilombolas ocuparam na noite de ontem a Fazenda Bonanza, no território Brejo dos Crioulos. Cansadas de esperar há 12 anos pela ação do governo, as famílias começam a realizar as ocupações tentando resgatar suas terras.

Há menos de dez dias houve a ocupação de outra fazenda, na região. E no último sábado, dia 20, um quilombola de Brejo dos Crioulos, Coquinho, foi esfaqueado por um jagunço.

Diante de mais essa ocupação, a Comissão Pastoral da Terra informa estar preocupada com a possibilidade de acirramento dos conflitos, em consequência da morosidade na ação do Executivo. O processo de titulação de Brejo dos Crioulos se encontra ainda na Casa Civil, para ser entregue à Presidenta da República para assinatura.

Segundo a CPT, “essa demora com certeza acirra os conflitos e o ânimo  dos envolvidos. A tentativa e peregrinação dos quilombolas em busca de agilização do processo é longa. Esperamos ainda que o governo ser sensibilize e execute seu papel no intuito de resolvermos esta situação e o estado poder pagar essa pequena parcela de seu endividamento para com os remanescentes quilombolas”.

Com informações de Paulo Roberto Faccion, da Comissão Pastoral da Terra MG.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.