Argentina: Nesta terça (23), comunidades marcham para protestar contra repressão

Jeane Freitas, Jornalista da Adital

Nesta terça feira (23), a partir das 16h, várias comunidades realizarão um encontro seguido de uma marcha em solidariedade às vítimas do atentado à comunidade Qom da localidade La primavera em Formosa (Argentina). A atividade será na Casa de Formosa, Congresso, Praça de Maio, mesmo local onde estava o acampamento do povo Qom.

Passados nove meses após o despejo violento que marcou o lugarejo, e que vitimizou vários argentinos, a comunidade se reúne para protestar contra os assassinatos e a repressão por parte da polícia do governo. O fato ocorreu após reclamação do cacique Félix Díaz pela devolução de terras indígenas apropriadas pelo estado.

O comunicado sobre o ato afirma que atualmente 29 membros da comunidade estão sendo acusados pelos atentados, os policiais, apontados como responsáveis, aparecem apenas como testemunhas no caso.

Como forma de protestar contra os ataques foram realizadas greves de fome. Após essa iniciativa, o governo se manifestou e assinou acordos com as lideranças Qom, no entanto, tais acordos nunca foram cumpridos, seguem no esquecimento do governo, mas não dos indígenas.

O comunicado afirma ainda, que a “convocação [para a marcha solidária] é o compromisso de seguir acompanhando para que se faça justiça e se devolva as terras, se respeitem os direitos e as leis em relação às comunidades indígenas e seus membros”

A Comunidade Qom da colônia “La Primavera” reclama que há seis meses o governo lhes extraiu 600 hectares para construir uma faculdade destinada à produção agropecuária. “Porém, os esforços foram em vão: não houve devoluções nem respostas, só intolerância e golpes”.

http://www.adital.com.br/site/noticia.asp?boletim=1&lang=PT&cod=59512

 

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.