FAO discutirá ações concretas para o Chifre da África

Uma reunião de alto nível convocada pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) será realizada na próxima quinta-feira (18/08) em Roma (Itália) para discutir medidas urgentes e concretas para fortalecer a resposta internacional à crise no Chifre da África. O encontro será focado em uma abordagem de duas vias, seguindo o Encontro Ministerial de Emergência, realizado em julho, para resolver a epidemia de fome na região, construir resiliência em longo prazo e apoiar os meios de vida em curto, médio e longo prazo.

Dentre os convidados estão os ministros da agricultura de todos os Países-Membros da FAO, autoridades de Organizações Econômicas Regionais, da União Africana, e de ONG’s.

A reunião fará uma revisão dos planos existentes e dos exemplos bem sucedidos de ações que permitem que as populações se recuperem da crise. Serão discutidas medidas para atender imediatamente a escassez de alimentos, a irrigação da água, colheita e armazenamento. Além disso, serão discutidos programas para implementar poços ao longo da rota de pastagem do gado, fornecimento de sementes e fertilizantes aos agricultores, e ração animal e vacinas para os pastores.

Segundo a FAO, vontade política e recursos são necessários para atender as causas fundamentais da vulnerabilidade de uma região onde os meios de vida de 80% da população é a produção agrícola e a pecuária, e onde apenas 1% das terras aráveis são irrigadas.

Governos na região, com o apoio dos parceiros de desenvolvimento, devem assegurar que planos bem preparados já existentes sejam implementados de forma adequada, e em larga escala, afirmou a agência.

http://www.onu.org.br/fao-discutira-acoes-concretas-para-o-chifre-da-africa/

 

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.