Melhoria no atendimento de servidores dos postos de saúde, transporte adequado de pacientes e construção de posto já autorizado fazem parte das reivindicações
O procurador da República Álvaro Lotufo Manzano participa nesta quarta-feira, 17 de agosto, na aldeia aldeia Wari-Lyty, no município de Santa Fé do Araguaia, de audiência pública com objetivo de debater melhorias no provimento à saúde do povo karajá/xambioá. Além das lideranças indígenas, participarão representantes do Conselho Indigenista Missionário (Cimi), do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Tocantins – pólo base de Santa Fé do Araguaia, e Casa do Índio de Araguaína.
O evento é uma solicitação em caráter urgente do Cimi e dos indígenas após realização reunião entre lideranças do povo karajá/xambioá. Eles denunciam más condições nos postos de atendimento aos indígenas que motivam desconforto, a exemplo de falta de materiais até mesmo para primeiros socorros, falta de transporte adequado de pacientes até a cidade e corte no foirnecimento de energia e água em alguns postos. Outro tema a ser tratado é a construção de um posto de saúde que já estaria autorizado mas ainda não saiu da fase de projetos.
http://www.amazonia.org.br/noticias/noticia.cfm?id=391983