Crise diplomática: Vice-Cônsul norte americana gera revolta na Índia após comentário racista
Maureen Chao, vice-cônsul dos Estados Unidos no estado indiano de Tamil Nadu, provocou uma crise diplomática após afirmar em uma escola de Chennai, capital do estado, que a
falta de banho havia deixado a pele dela “suja e escura”, como a dos indianos. Políticos locais pediram o afastamento imediato de Chao do consulado.
“Eu estava em uma viagem de trem de 24 horas de Nova Déli até Orissa [estado indiano localizado junto ao Golfo de Bengala]. No entanto, após 72 horas, o trem ainda não havia chegado ao seu destino…e minha pele ficou suja e escura como a de vocês”, afirmou a diplomata, às gargalhadas, para uma classe de aula cheia de crianças.
Após o incidente, que provocou revolta na cidade, de acordo com o jornal local Hindustan Times, o consulado pediu desculpas por Chao por meio de um comunicado: “a Senhora Chao fez um comentário inapropriado. Ela se arrepende profundamente caso ele tenha ofendido alguém, pois essa não foi sua intenção”.
Líderes políticos de Tamil Nadu não se contentaram com o pedido de desculpas. “É altamente condenável o que ela fez. Enquanto os tâmeis se destacam em diversas áreas, inclusive em tecnologia, surpreendendo até os norte-americanos, não podemos tolerar que uma funcionária do Departamento de Estado dos EUA fale dessa forma”, afirmou ao Deccan Chronicle o doutor S. Ramadoss, fundandor do partido PMK.
Portal Americano Gawker com Opera Mundi.
http://pragmatismopolitico.blogspot.com/2011/08/diplomata-dos-eua-na-india-sem-banho.html