Ações pela saúde de índios cairão no vazio sem estrutura, diz indigenista

Embora aprove o programa que pretende realizar testes de HIV, hepatite e sífilis nos índios do Brasil até 2012, o vice-presidente do Conselho Indigenista Missionário (Cimi), Roberto Liebgott, cobra mais investimentos do governo na estrutura do atendimento à saúde indígena.

“O Cimi defende que essas campanhas e outras iniciativas de combate a endemias sejam inseridas numa política mais ampla de atenção à saúde, com estrutura adequada, profissionais qualificados, mais recursos e equipamentos suficientes. Caso contrário, essas ações cairão no vazio”, disse Liebgott à BBC Brasil.

Segundo ele, o atendimento aos indígenas “hoje é falho e eminentemente paliativo”. A informação é do portal do jornal O Estado de S. Paulo, 17-08-2011.

Ele afirma que o Cimi, órgão vinculado à CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), tem recebido informações de missionários e integrantes do movimento indigenista que a hepatite tem se tornado uma epidemia em áreas indígenas em Rondônia. “Junto com essas informações, eles relatam a ausência do poder público para combater as endemias”, afirma.

A Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), no entanto, disse por meio de sua assessoria que “todos os casos estão sendo tratados dentro das exigências de assistência”.

http://www.ihu.unisinos.br/index.php?option=com_noticias&Itemid=18&task=detalhe&id=46447

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.