Índios bolivianos fazem marcha de 500 km contra obra de empreiteira brasileira

Bolivianos protestam contra estrada que deve passar por área de preservação

por Rodrigo Alvares

Índios das tribos mojeño, yuracaré e chimán, e outros defensores do Território Indígena Parque Nacional Isidoro Secure (Tipnis),começaram uma marcha de 500 km e que deve durar 35 dias entre as cidades de Trinidad e La Paz, em protesto à construção de uma estrada construída pela empreiteira brasileira OAS, que cortará a reserva indígena. A estimativa é que cerca de 400 pessoas participem da caminhada até La Paz.

Questionada pelos indígenas, o problema principal da estrada, cujo investimento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) é de US$ 332 milhões (R$ 536 milhões), está no trecho 2, de 177 km, que passará pela área de preservação de 12 mil km entre La Paz, Cochabamba e Beni.

No último domingo (14), o presidente em exercício, Álvaro García, pediu que as tribos locais ajudassem o governo a seguir com a construção, que teve início em 3 de junho. Evo Morales está em viagem oficial à China.

Para a Central de Povos Étnicos Mojeños de Beni (CPEMB), o governo tenta deter as manifestações contrárias à rodovia. A entidade afirma que membros do partido do presidente e representantes do governo convocaram organizações sociais e autoridades da cidade para um encontro em San Ignacio de Moxos no domingo.

http://mtv.uol.com.br/memo/indios-bolivianos-fazer-marcha-de-500-km-contra-obra-de-empreiteira-brasileira

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.