Belém intensifica mobilização para o ato mundial contra Belo Monte

O Comitê Metropolitano do Movimento Xingu Vivo anunciou no início da noite (11.08) a sua programação local para o ato mundial contra Belo Monte, que ocorrerá em vários estados brasileiros.

O ato do dia 20 de agosto terá início às 8 da manhã, na Praça da República, em frente ao Teatro da Paz e seguirá até o Ver-o-Peso, considerada a maior feira livre da América Latina, às margens da baía do Guajará.

O Comitê anunciou também a participação da Coluna Xingu Vivo na Jornada Nacional de Lutas, que terá início no próximo dia 17 de agosto e que será marcada por uma série de atos de protestos contra o governo brasileiro.
Várias ações mobilizadoras para a semana que antecede o ato estão sendo preparadas. Para isso, serão usadas as rede sociais na internet, colagem de cartazes e panfletagens em praças, locais de trabalho e de estudos.

O ato, segundo seus organizadores, será uma demonstração pública de repúdio em escala mundial à construção da usina de Belo Monte, na Volta Grande do rio Xingu, sudoeste paraense. Um repúdio contra a decisão do governo de Dilma Rousseff de construir a usina sem considerar os apelos da comunidade científica e das populações locais. Mas será sobretudo um grito mundial em defesa dos povos, da floresta e dos rios da Amazônia, afirmam.

Outras cidades paraenses farão protesto

Informe da UES – Em Santarém ocorrerá também um ato público contra a construção da usina de Belo Monte e das hidrelétricas no rio Tapajós. A manifestação está sendo articulada pela União dos Estudantes de Ensino Superior de Santarém (UES) e pela Frente em Defesa da Amazônia (FDA). E contará com a participação dos movimentos sociais da região que se opõem ao modelo de desenvolvimento econômico predatório imposto pelo governo federal na Amazônia.

A concentração para o ato será às 18h do Sábado (20), na Praça da Matriz, com caminhada pela orla da cidade até o ‘Mascotinho’, local onde os manifestantes debaterão com a sociedade santarena sobre os reais interesses por trás de projetos como Belo Monte.

Pelo Brasil e pelo mundo

Informe da Frente de Ação Pró-Xingu – Os estados brasileiros que já confirmaram participação no ato são: Acre, São Paulo, Rio de janeiro, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Bahia, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Amazonas, Paraná, Minas Gerais e Brasilia.

Países: França, Equador, Peru, México, Estados Unidos, Canadá, Argentina, Chile, Reino Unido, Espanha e Portugal.

Anote na agenda:
Em São Paulo-SP o evento se realizará na Av. Paulista, em frente ao MASP (Museu de Arte de São Paulo), às 13h;
No Rio de Janeiro-RJ, posto 4 na Av. Atlântica em Copacabana, 14:00 hs;
Em Salvador-BA, Praça Campo Grande, até a Praça Municipal, 14:00 hs;
Em Fortaleza-CE, praça José de Alencar, centro, 13:00 hs;
Em Recife-PE, Praça do Derby, 14:00 hs;
Em Brasília-DF, em frente ao congresso nacional, 14:00 hs;
Em João Pessoa-PB, feirinha de Tambaú, 14:00 hs;
Em Belém-PA, Praça da República, em frente ao Teatro da Paz rumo ao Ver o Peso, 08:30 hs;
Na França, Parvis des droits de l’Homme, place du Trocadéro, Paris, 15:00 hs;
Em Portugal – PORTO, Consulado Brasileiro, Av França n° 20, 13:00 hs / LISBOA, Consulado Brasileiro, Praça Luis de Camões;
Em San Francisco, 300 Montgomery street, Suite 900, San Francisco, CA 94104, dia 22, segunda-feira, no Consulado Brasileiro.

http://xingu-vivo.blogspot.com/

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.