BA: Liderança indígena Joel Braz Pataxó é absolvido

da Redação

Nesta quarta feira (dia 10), a Vara Única da Justiça Federal de Eunapóilis, Bahia, proferiu senteça inocentando a liderança indígena Joel Bráz Pataxó na ação penal em que era acusado  de sequestro, roubo e cárcere privado no ano de 2008.

Considerado uma das principais lideranças para os povos indígenas no nordeste, Joel Braz, da Frente de Luta e Resistência Pataxó tem lutado para que o território indígena na região do Monte Pascoal e Parque do Descobrimento, extermo sul da Bahia, seja devolvido aos seus verdadeiros donos.

Segundo nota do Conselho Indigenista Missionário (Cimi) Regional Leste, as acusações deocorrem da perseguição e criminalização contra Braz . “Através de vários processos judiciais, Joel foi condenado ao ostracismo em prisão domiciliar a mais de três anos. Joel Bráz sempre alegou inocência e de sofrer calúnia e perseguição por parte dos fazendeiros, da empresa Veracel — invasora do território–, de politicos e empresários do turismo na região do Extermo Sul da Bahia. Segundo o depoimento de Braz à justiça, o único crime que cometeu sem ter culpa foi o de ser índio e lutar pelos seus direitos”, afirma a entidade por meio de nota.

Ainda segundo a nota, o reconhecimento da inocência de Braz abre espaço para que se faça justiça com outras lideranças “resgatando a sua luta e o reconhecimento do seu povo”.

http://correiodobrasil.com.br/lideranca-indigena-joel-braz-pataxo-e-absolvido/281772/

 

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.