Iniciativa inovadora incentiva compartilhamento de soluções para problemas sociais

Melhores ideias serão premiadas em até R$10 mil durante evento presencial que será realizado no mês de setembro em SP

Com o objetivo de fomentar por meio da internet soluções criativas frente aos problemas atuais da sociedade foi criado o Festival de Ideias (FdI), uma rede de colaboração e troca de informações entre empreendedores, investidores e o público em geral.

Por meio de uma plataforma web, os participantes do FdI podem inscrever e compartilhar ideias que ficarão no ar durante um mês e poderão ser analisadas por outras pessoas.  Com a autorização dos autores, cada ideia pode receber comentários, ser copiada e aperfeiçoada por outra pessoa. Além disso, é possível que haja captação de recursos por financiamento direto de empresas parceiras e de pessoas físicas, por meio da plataforma de crowdfunding Catarse.me.

O projeto foi pensado com o objetivo de superar as dificuldades do setor social em se renovar e de trabalhar com a colaboração de todos. Por isso, o FdI segue o modelo de compartilhamento de informações entre as pessoas, utilizado nas redes sociais. A construção dessa iniciativa também ocorreu de forma participativa. “O FdI foi construído por meio de uma rede de colaboração em que nossos parceiros e voluntários puderam discutir desde o nome até os temas e o formato”, explica Bruno Ayres, empreendedor social e diretor executivo da rede social V2V.

Em menos de uma semana, a iniciativa já recebeu mais de 117 inscrições divididas nos três temas: Violência, Mobilidade Urbana e Catástrofes Naturais. As melhores ideias serão premiadas em dinheiro (R$ 10 mil cada) durante um evento presencial que será realizado nos dias 20 e 21 de setembro de 2011 na Cinemateca Brasileira, em São Paulo. “O premio é um incentivo para que as ideias saiam da cabeça das pessoas, circulem e que seja possível novas combinações, algo que é a essência do Festival”, afirma Bruno Ayres.

O FdI é promovido pelo Centro Ruth Cardoso, em parceria com a V2V, Mandalah e Catarse. Além disso, também fazem parte dessa iniciativa a Fundação Telefônica e o Centro de Empreendedorismo Social e Administração em Terceiro Setor da Fundação Instituto de Administração (CEATS/FIA). Para conhecer e também participar, acesse o site www.festivaldeideias.org.br

http://www.promenino.org.br/Ferramentas/DireitosdasCriancaseAdolescentes/tabid/77/ConteudoId/ce7209fc-18b1-444e-8302-3172ef41ccb8/Default.aspx


Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.