Índios rejeitam diálogo sobre estrada na Bolívia

O governo boliviano tentou ontem em vão dialogar com os indígenas que protestam contra uma estrada que está sendo construída no país pela brasileira OAS. A rodovia é objeto de disputa por atravessar uma reserva onde vivem entre 10 mil e 12 mil índios. A notícia é do jornal Valor, 10-08-2011.

Uma comissão liderada pelo chefe de gabinete do presidente Evo Morales, Carlos Romero, esteve ontem na cidade de Trinidad para encontrar-se com os representantes, que não compareceram.

Os índios temem que a obra afete os recursos naturais do parque e estimule o plantio da coca na região. Eles marcaram para o próximo dia 15 uma marcha de protesto rumo a La Paz. A estrada, que liga os Departamentos de Beni e Cochabamba, começou a ser aberta em junho em seus trechos 1 e 3.

A OAS ainda aguarda um acordo entre governo e índios para iniciar os trabalhos no trecho 2, de 177 km, que atravessa o território. Os nativos, no entanto, se opõem totalmente à rodovia, orçada em US$ 415 milhões, dos quais US$ 322 milhões financiados pelo BNDES.

http://www.ihu.unisinos.br/index.php?option=com_noticias&Itemid=18&task=detalhe&id=46212

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.