Clementina de Jesus (1/2) – De Lá Pra Cá

TVBrasil – Neste de Lá para Cá, Clementina de Jesus, a rainha das cantoras brasileiras.

Clementina de Jesus é considerada uma espécie de elo perdido na conexão entre as músicas do Brasil e da África. Neta de escravos e vivendo quando criança perto de um Quilombo, em Valença, onde nasceu, ela guardou na memória as canções que a avó a ensinou e que mais tarde fariam o sucesso de seu repertório. Foi ela quem ensinou aos estudiosos da nossa música, como era para ser cantado alguns dos ritmos de origem africana como o jongo, o Lundu, o Caxambu e o Partido Alto.

Clementina tinha uma voz forte, rascante, primitiva e penetrante. Nunca estudou canto. Trabalhou como lavadeira e empregada doméstica até os 62 anos de idade, quando numa festa em homenagem à Nossa Senhora da Glória, no Rio de Janeiro, foi descoberta pelo compositor e produtor musical Hermínio Bello de Carvalho. Esse encontro marcou o início de uma grande amizade, mudou a vida de Clementina, que saiu do anonimato para encantar o Brasil.

Participam deste programa Hermínio Bello de Carvalho, Turíbio Santos, Elton Medeiros e Beth Carvalho.

O programa, apresentado por Ancelmo Gois e Vera Barroso, vai ao ar todo domingo às 18h, na TV BRASIL. Reprises nas sextas-feiras, às 20h30.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.