PM socorre base da Funai cercada por traficantes

A Polícia Militar do Acre deslocou uma guarnição de seis policiais para patrulhar a região na fronteira com o Peru onde fica a base da Funai que, segundo servidores do órgão, havia sido cercada por narcotraficantes armados. A reportagem é de Kátia Brasil e publicada pelo jornal Folha de S. Paulo, 09-08-2011.

De acordo com o comandante da PM do Acre, coronel José dos Reis Anastácio, os policiais do Bope (Batalhão de Operações Especiais) informaram que o cerco à base da Funai não existe mais.

Mas a situação no lugar não é tranquila. “Temos notícias de que os narcotraficantes estão presentes na região e existem ameaças à base da Funai”, afirmou o coronel.

Ele disse que, no domingo, a guarnição foi de avião de Rio Branco até Tarauacá (AC), de onde um helicóptero levou o grupo à base. No mesmo dia, os policiais fizeram uma busca na floresta.

“Eles estão fazendo a segurança dos funcionários da Funai”, disse o comandante.

O presidente da Funai, Márcio Meira, a secretária nacional de Segurança Pública,Regina Miki, e agentes da Polícia Federal voarão hoje para a base da Funai que protege os índios isolados no Acre.

O coordenador-geral de Índios Isolados, Carlos Travassos, disse que os traficantes são ligados a um português retido em março deste ano em um posto de vigilância da Funai na região.

Ao ser reconhecido pela Polícia Federal como traficante de drogas, o português foi extraditado. Ele então ameaçou se vingar do funcionário da Funai que o deteve.

No último dia 24, servidores da Funai na região foram ameaçados por três homens com rifles. Os servidores fugiram para a mata, e a base deles foi invadida e saqueada.

http://www.ihu.unisinos.br/index.php?option=com_noticias&Itemid=18&task=detalhe&id=46176

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.