África: Programa Mundial de Alimentos já assistiu 8 milhões

Cerca de 8 milhões de pessoas já receberam comida do Programa Mundial de Alimentos no Chifre da África, mas o objetivo é assistir 11,5 milhões de pessoas que passam fome na região, informou a agência da ONU nesta terça-feira.

Em comunicado emitido em Nairóbi, o Programa Mundial de Alimentos destaca que “mais de 13 milhões de pessoas” sofrem com os efeitos da grave seca no Chifre da África (a pior dos últimos 60 anos), das quais 1,5 milhão devem receber ajuda dos governos e de diversas organizações.

Segundo a nota, a agência está tentando acelerar a distribuição de alimentos e nesta terça-feira terá início uma série de nove voos para transportar à cidade litorânea de Mombaça (sul do Quênia) 800 toneladas de alimentos energéticos, quantidade suficiente para abastecer 1,6 milhão de pessoas durante um dia.

Para a Somália, onde foi declarado estado de crise de fome em cinco regiões, o programa forneceu, entre os dias 27 de julho e 3 de agosto, 86 toneladas de alimentos para atender a 30 mil crianças menores de 5 anos que estão desnutridas durante um mês.

Nos próximos dois meses, a agência da ONU assegura que pretende fazer chegar à Somália cerca de 14 mil toneladas de comida, grande parte dela dirigida a crianças desnutridas.

Sobre a Etiópia, o programa assinalou que começou a distribuição de mantimentos entre os refugiados transferidos ao novo acampamento de Haloweyn, que espera abrigar cerca de 15 mil pessoas no final de agosto.

O Programa Mundial de Alimentos ainda necessita de US$ 250 milhões para enfrentar a crise, após ter recebido um montante similar em doações, a maioria procedente de governos.

http://noticias.terra.com.br/mundo/noticias/0,,OI5287300-EI17615,00-Africa+Programa+Mundial+de+Alimentos+ja+assistiu+milhoes.html

 

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.