Canal Futura inicia hoje série de reportagens sobre jovens no campo falando do Papel das Mulheres

Jornal Futura faz um retrato dos desafios enfrentados pelos jovens para permanecerem no campo com qualidade de vida, educação e trabalho

De 8 a 13 de agosto, semana em que se comemora o Dia Internacional da Juventude (12 de agosto), o Canal Futura exibe uma série especial de reportagens sobre os jovens rurais. São cinco matérias jornalísticas que investigam quais são os desafios de quem nasceu e quer continuar a viver no campo. Educação, associativismo, comercialização da produção agrícola, além da cultura e do turismo rural, são os temas explorados nos episódios que vão ao ar no Jornal Futura, de segunda a sexta-feira, às 17h.

Uma parceria entre o Jornalismo e a Mobilização Comunitária do canal, a série aprofunda as questões levantadas, em abril deste ano, com a exibição do Diz Aí III. Com direção de Bernardo Brant, produção de Muriel Alves e imagens de Frederico Lobo, foi escrita e editada pela repórter Dani Moura a partir de material colhido pela equipe de mobilizadores. Para investigar as questões que estimulam a juventude rural brasileira na atualidade, foram percorridos sete mil quilômetros em cinco estados brasileiros: Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Pará e Rio Grande do Sul.

No Pará, na cidade de Cametá, a equipe visitou a Associação Paranaense de Apoio às Comunidades Carentes (APACC), ONG que articula mais de 500 famílias de agricultores em torno da agroecologia e do desenvolvimento sustentável da Amazônia, e, no município de Abaetetuba, conheceu o curso de licenciatura em pedagogia ministrado pela Universidade Federal do Pará para educadores da reforma agrária.

Em Minas Gerais, conheceu a Associação de Jovens do Quilombo Santa Cruz, em Ouro Verde, que desenvolve ações articuladas com órgãos públicos, e a Escolinha de Formação do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Divino (Ecojovem), que forma jovens e auxilia no acesso ao crédito fundiário.   No Espírito Santo, registou as atividades da Associação de Jovens e Mulheres Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Domingos Martins; e em Goiás, visitou a Escola Familiar Agrícola de Goiás, na cidade de Goiás, município que possui o maior número de assentamentos da reforma agrária.

Já no Rio Grande do Sul, a equipe esteve na Rota Caminhos da Agricultura de Marcelino Ramos, onde o turismo é uma alternativa de renda importante para a permanência do jovem no campo; em Ulha Negra, onde conheceu a Juventude Campesina, que criou uma Rádio Comunitária; e em Candelária, onde foi até o Projeto de Inclusão Digital no Meio Rural e Cinema no Campo.

Estreia revela o papel das mulheres

A estreia, no dia 8, é com o episódio “O papel das mulheres na organização de jovens”, em Cametá (PA) e em Ouro Verde (MG). Na terça-feira, dia 9, o assunto são os desafios e os modelos de produção agrícola, matéria gravada em Domingos Martins (ES) e Divino (MG). Já na quarta-feira, dia 10, o público poderá saber mais sobre as alternativas de permanência no campo trazidas pelo turismo rural na Rota da Agricultura Familiar em Marcelino Ramos (RS).

No dia 11 de agosto, quando o Jornal Futura faz uma edição especial de 50 minutos em homenagem ao Dia do Estudante, o foco da série é a educação. Em reportagem realizada em Abaetetuba (PA) e na cidade de Goiás (GO), a discussão é sobre pedagogia da alternância e os riscos de fechamento das escolas. Encerrando o especial, na sexta-feira, dia 12, é exibida matéria sobre as iniciativas culturais realizadas por jovens de Hulha Negra (RS) e de Candelária (RS).

Ordem de exibição dos episódios:

Segunda-feira, dia 8/8 – O papel das mulheres na organização de jovens. Reportagem feita em Cametá (PA) e Ouro Verde (MG)

Terça-feira, dia 9/8 – Os desafios e os modelos  comercialização da produção agrícola. Reportagem feita em Domingos Martins (ES) e Divino (MG)

10/8 – A alternativa de permanência do Jovem no campo com o turismo rural na Rota da Agricultura Familiar em Marcelino Ramos (RS)

11/8 – A importância da educação voltada para a juventude rural com a pedagogia da alternância e os riscos de fechamento das  escolas. Reportagem feita em Abaetetuba (PA) e cidade de Goiás (GO).

12/8 – As inciativas de cultura para a juventude rural com exibição de filmes e criação de uma rádio comunitária. Reportagem feita em Hulha Negra (RS) e Candelária (RS).

Jornal Futura/ Canal Futura
Série “Jovens no Campo”
Exibição: Segunda a sexta, às 17h
Reprise: Segunda a sexta, às 23h45

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.