Bolívia: indígenas farão protesto contra construção de estrada

Indígenas de uma reserva ecológica no leste da Bolívia darão início na próxima segunda-feira a uma caminhada até La Paz em protesto contra uma estrada que o Governo do presidente Evo Morales pretende construir com financiamento brasileiro.

“A marcha vai sair, já está tudo pronto”, afirmou Adolfo Chávez, líder da Central Indígena dos Povos do Oriente Boliviano (CIDOB), ao anunciar a caminhada.

Representantes das aldeias Moxos e Yuracarés que habitam o Território Indígena e Parque Nacional Isiboo Sécure (TIPNIS), no centro da Bolívia, são contrários à estrada de 306 km que vai do sul ao norte do país, partindo do povoado de Villa Tunari, na área de cultivo de coca, até San Ignacio de Moxos, na Amazônia boliviana.

Os indígenas consideram que a obra, que já está em sua primeira fase de implantação a cargo do consórcio brasileiro OAS Ltda, irá prejudicar o ecossistema. Um recente relatório da fundação privada Programa de Investigação Estratégica da Bolívia (PIEB) afirma que a estrada provocará o desmatamento de mais de 610 mil hectares nos próximos 18 anos.

A obra tem custo total de 415 milhões de dólares, sendo 332 milhões financiados pelo Brasil.

Chávez afirmou à rádio Erbol que “nossos irmãos indígenas já disseram que não querem que a estrada passe pelo nosso território” e que o Governo de Morales “deveria começar a desenhar um outro caminho”.

O Poder Executivo disse estar disposto a conversar com os representantes indígenas, mas que a consulta não tem caráter vinculante, uma vez que a estrada será construída de qualquer maneira.

http://noticias.terra.com.br/mundo/noticias/0,,OI5286095-EI294,00-Indigenas+bolivianos+organizam+caminhada+em+protesto+a+construcao+de+estrada.html

 

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.