Colômbia: Campesinos, indígenas e afrodescentes realizam Encontro Nacional por direito a terra e paz

Jeane Freitas, Jornalista da Adital

“O diálogo é o caminho” foi o lema escolhido pelas Comunidades Campesinas de ascendentes africanos e povos indígenas da Colômbia, região da América do Sul, que pretendem realizar entre os dias 12 e 15 de agosto em Barrancabermeja, Santander, o ‘Encontro Nacional de Comunidades Rurais e Indígenas com ascendência Africana para a terra e paz’.

Cerca de 30 mil pessoas participarão do evento que tem o objetivo de “construir um grande espaço de propostas de política social contra o conflito armado colombiano, a partir das experiências de vida de comunidades rurais”.

Terra, territórios e recursos naturais; Democracia, desenvolvimento e garantia dos direitos e Política nacional de paz serão as três principais bases dos debates.

O ‘Plano Colômbia’, iniciativa que provocou problemas como fumigações nos cultivos campesinos, deslocamentos forçados, bloqueios econômicos, roubos de terras e intervenções de multinacionais e mega-projetos em zonas ricas de recursos naturais, também será discutido na ocasião. Isto porque, até hoje, mais de 120 Juntas de Ação Comunitárias continuam na luta por soberania alimentar, defesa da terra e outros direitos do campesinado.

Para os três dias de Encontro são esperadas 30 mil pessoas, entre campesinos, indígenas e negros, dispostos a unir forças para protagonizar o fim do conflito armado que mancha a história do país e dizima populações sem mostrar uma saída para a guerra cotidiana.

Se depender das mais de 20 organizações que apóiam e chamam ao Encontro Nacional, a esperança em encontrar saídas contagiará os demais participantes, pois declaram que “a sociedade colombiana anseia viver em paz” e acreditam na resolução dos problemas a partir do pleno exercício da política.

“Ao nosso entender, o conflito pode ter saída, atacando suas causas objetivas, mediante a realização de reformas políticas, econômicas e sociais, que permitam melhorar as condições de vida e de trabalho da população colombiana. Mas também, a partir da vontade e da decisão política expressa das forças em disputa”.

Programação

O Encontro Nacional será aberto pela performance “Todas as vozes, todas as regiões, todos os ritmos. Encontro de artistas para a terra e para a paz na Colômbia”. Nos outros dias, haverá apresentação de iniciativas e experiências de organizações camponesas, indígenas e descendentes de africanos e painéis temáticos.

No último dia de Encontro a união das ideias, experiências e iniciativas desenvolvidas durante os quatro dias será sistematizada em um documento, que deve ser entregue ao governo por representantes das organizações participantes.

Confira programação: http://www.prensarural.org/spip/spip.php?article5864

Plano Colômbia

O Plano Colômbia foi criado pelo governo dos Estados Unidos em 2000 com a justificativa de combater a produção e o tráfico de cocaína na Colômbia, além de desestruturar as guerrilhas de esquerda. Esse plano funcionava da seguinte forma: quando plantações de coca eram encontradas, enviavam-se aviões carregados de veneno que era atirado sobre as plantações tornando a droga inutilizável. Com o passar do tempo o veneno arremessado dos aviões passou a atingir outras plantações agrícolas e também pessoas. Para além dos prejuízos sociais e ambientais, o país teve seu território tomado por soldados e agentes estadunidenses.

http://www.adital.com.br/site/noticia.asp?boletim=1&lang=PT&cod=59052

 

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.