Quilombo do Cambará pede apoio para Centro Comunitário

Matéria reproduzida em: Rádio Fandango

A Associação Comunitária dos Remanescentes do Quilombo do Cambará quer construir um centro comunitário para transformá-lo num posto de saúde. A ideia é aproveitar parte do prédio da Escola Ana Néri – que está desativada – onde a comunidade já utiliza suas dependências  para desenvolver atividades recreativas, sociais e cursos profissionalizantes.

O projeto foi apresentado nesta terça-feira (26), por integrantes da Associação Quilombo Cambará ao vice-prefeito Ronaldo Trojahn, em reunião no gabinete, com a participação de integrantes da Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas de Promoção de Igualdade Racional (Compppir).

O presidente da Associação, José Bento Freitas Ferreira, disse que  quer a parceria da Prefeitura para a construção do centro comunitário, porque do Quilombo do Cambará fazem parte cerca de 130 pessoas distribuídas em 43 domicílios localizados em quatro núcleos. “O centro vai beneficiar a região, pois a Escola Ana Néri está localizada numa área que abrange o Irapuá e Palmas com acesso pela BR-290. “Trata-se de um passo importante para a cultura e a saúde dos quilombolas e de outras comunidades”, destacou José Bento.

Ele também solicitou a intervenção da Secretaria Municipal de Agricultura e Interior na análise da água potável, que é distribuída no Quilombo. Segundo José Bento, a própria Associação se responsabilizava pelos custos de análise e colocação de cloro, através da contratação de uma empresa. “Queremos agora que a Prefeitura nos auxilie com seus técnicos”, reivindicou o presidente.

AJUDA – O vice-prefeito solicitou mais detalhes sobre o projeto do centro comunitário e, para tanto, indiciou a Compppir para fazer o encaminhamento. Com relação à análise da água, Trojahn determinou ao diretor geral da Secretaria de Agricultura e Interior, Kelpes Velasques, um estudo para o atendimento da reivindicação.  O Quilombo do Cambará está localizado no quilômetro 302 da BR-290.

http://www.seppir.gov.br/noticias/clipping-seppir/26-a-01-08-2011

 

 

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.