Fazendeiro é multado em R$ 53 milhões em MT por desmatamento

 

Da Redação 24 Horas News

A fiscalização do do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama) aplicou cinco multas a um proprietário de terras em São José do Xingu, no extremo Norte Araguaia de Mato Grosso, por desmatamento e transporte ilegal de madeiras da zona rural para a cidade.

As multas somadas superam a R$ 53 milhões. A ação faz parte da Operação “Guardiões do Araguaia”, que conta com o apoio do Exército e da Polícia Militar. O nome do proprietário não foi revelado.

As autuações foram pelo descumprimento de embargo, por impedir a regeneração da vegetação nativa e retirada de material lenhoso. As áreas haviam sido autuadas pelo Ibama anteriormente e estavam sendo usadas para a criação de gado. No local, foram apreendidos dois tratores que estavam retirando madeiras, sendo um de esteira Caterpillar e um valmet 1280. Dos quase 50 mil hectares pertencentes à propriedade autuada, cerca de dez mil hectares encontram-se embargados.

Também, mediante denúncia, foi feito o levantamento do pátio de uma madeireira na referida cidade, onde foram constatadas irregularidades na venda e no estoque, sendo lavrados dois autos de infração, que totalizaram aproximadamente 250 mil reais e apreensões de 260 metros cúbicos de madeiras.

Estas madeiras estão sendo utilizadas em obras sociais nos municípios de Confresa e Canarana. Somente no município de Confresa, já foram reformadas dez pontes pela equipe de engenharia do Exército Brasileiro com as madeiras apreendidas.

http://www.mst.org.br/fazendeiro-e-multado-em-r-53-milhoes-em-mt-por-desmatamento

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.