PR – Assentamento Pontal do Tigre produz 33% do arroz do estado

Eduardo Anghinoni foi assassinado dentro do Pontal do Tigre, assentamento que produz atualmente cerca de 20 mil litros de leite por dia e 250 mil sacas de arroz por ano. A Cooperativa montada pelos trabalhadores rurais sem terra garante renda e perspectiva de vida para as famílias assentadas.

MST/PR – Setor de Comunicação e Cultura

O ano era 1988. Criado quatro anos antes, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) ocupou uma das maiores áreas de latifúndio existente no estado do Paraná. A fazenda pertencia ao grupo Atala e hoje representa uma importante conquista para o Movimento. A imissão na posse da área foi dada em 20 de outubro de 1995 e se transformou no Assentamento Pontal do Tigre, localizado no município de Querência do Norte (noroeste do estado). Atualmente, 327 famílias vivem no assentamento, cada uma com uma área de 24 hectares de terra gerando vida, cultura e produção.

Mas Pontal do Tigre já vivenciou momentos de terror, especialmente em 1999, quando Eduardo Anghinoni foi assassinado por uma milícia privada. No mesmo ano, as ligações telefônicas feitas de dentro da cooperativa foram grampeadas ilegalmente pela polícia militar, o que rendeu uma sentença condenatória para o Estado brasileiro emitida pela Corte de Direitos Humanos da OEA. Quando as lonas pretas deram lugar a um Assentamento, as famílias viram materializado um projeto constituído a partir da luta coletiva e organizado por cada trabalhador e trabalhadora sem terra. Implantada desde 1998, a Cooperativa de Comercialização da Reforma Agrária Avante Ltda (Coana) potencializa desde então a produção dos assentados.

Arroz polido e integral, queijo mussarela, nozinho, palito, trancinha de provolone, manteiga, leite empacotado e iogurte são alguns dos produtos agroindustrializados e comercializados pela Coana. A produção de arroz é a maior de todo o Paraná, representando cerca de 33% do total produzido dentro do estado. São 40 toneladas por dia; o que anualmente se reflete em 250 mil sacas de arroz. O arroz sai empacotado da agroindústria, com o detalhe de que o plantio feito pelos camponeses é sem agrotóxicos.

Na agroindústria do lacticínio a produção gira em torno de 19 a 20 mil litros de leite por dia. De fato, a cooperativa permitiu aos assentados a organização da produção, industrialização e comercialização. Para além da cooperativa os agricultores também criam porco, galinha e cabrito, e plantam diversos alimentos, como mandioca, batata, feijão e hortaliças.

Leia mais:
19/07 – Pistoleiro envolvido em milícia privada vai a Júri inédito no Paraná
20/07 – A impunidade nas terras do Paraná
21/07 – Autoridades federais são notificadas sobre realização de júri no Paraná

Campanha pela realização do Júri:
Até 27 de julho, data marcada para o início do tribunal, você receberá todos os dias uma nova abordagem sobre a realização do Júri Eduardo Anghinoni. Espalhe essa informação e seja uma gota de esperança nesse latifúndio de injustiça.

#jurianghinoni

Mais informações:
www.mst.org.br
www.terradedireitos.org.br

 

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.