Rio comemora Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana

Isabela Vieira, Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro- Para marcar o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana, comemorado na próxima segunda-feira (25), começa hoje (21), no Centro Cultural Ação Cidadania, no Rio, o festival Da Cor, da Raça, Nação Mulher. O evento terá conferências, shows, desfiles de moda e gastronomia.

A coordenadora do Programa de Estudos e Debates dos Povos Africanos e Afro-Americanos da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, a professora Magali da Silva Almeida, abre o ciclo de palestras com a conferência Repensando o Negro Olhar e a Diversidade.

A dermatologista especializada em pele negra Magali da Silva Almeida e mais duas médicas (uma ginecologista e uma gastroenterologista) farão uma exposição sobre saúde. Elas dão esclarecimentos sobre as principais doenças que atingem a população negra e falarão sobre o preconceito na rede de saúde.

De acordo com uma das organizadoras, Luciana Pereira,o evento aproveita a data, no Ano Internacional dos Afrodescendentes, declarado pela Organização das Nações Unidas (ONU), para destacar as lutas e as contribuições da mulher negra na cultura latino-americana. “Mesmo oprimidas, elas superam barreiras com garra e educação.”

Na agenda cultural do evento, depois das apresentações culturais e dos desfiles de moda, estão os shows do Revelação hoje, na abertura, e o de Alcione, amanhã (22), além do baile de black music, no sábado (23) e a apresentação de Nilze Carvalho, no domingo (24).

Durante o dia, além das palestras, o evento terá rodas de samba. Os visitantes também poderão conhecer um pouco da gastronomia com influencia africana. Tia Surica, da Velha Guarda da Portela, fará a sua tradicional feijoada no local. O Clube do Cozido, do grupo Divino Dom, oferecerá seus legumes típicos.

A entrada é gratuita para as palestras. Os ingressos para os shows custam R$ 20.

Edição: João Carlos Rodrigues

http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2011-07-21/rio-comemora-dia-internacional-da-mulher-negra-latino-americana

 

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.