MCT lança centro de prevenção de desastres para 25 cidades

enchente-1.jpg
O centro de monitoramento entrará em funcionamento a partir de novembro / Foto:Luiz Gustavo Leme

Centro de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden). Este é o nome do projeto que será conduzido pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) com o objetivo de alertar 25 cidades brasileiras contra enchentes e deslizamentos com até seis horas de antecedência, a partir do verão.

O núcleo do sistema, que será instalado em Cachoeira Paulista, em São Paulo, mesmo lugar onde a presidente Dilma Rousseff anunciou o projeto, visa gerenciar informações emitidas por radares, pluviômetros e previsões climáticas.

Segundo o secretário de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento (Sepet/MCT), Carlos Nobre, o próximo passo será a aprovação do recurso de mais de R$ 10 milhões para o início das atividades.

“O decreto cria o centro e dá as atribuições. Agora, precisamos agilizar a aprovação do concurso público. Creio que até o final de julho conseguimos colocá-lo na praça. A respeito do recurso é preciso enviar um projeto de lei para o Congresso. Imagino que tudo isso ocorra rapidamente e até o final de novembro inauguraremos o Cemaden”, explicou Nobre.

Os aparelhos, como radares meteorológicos e de análise do solo, permitirão aos especialistas a visibilidade das previsões em alta resolução. A reforma de radares existentes e a obtenção de novos equipamentos, como pluviômetros e de geotecnia, deve ser realizada em 2012. “Por enquanto, não teremos nenhuma aquisição. Toda a informação necessária para a emissão dos alertas será fornecida pelo Inpe como um produto”, comentou Nobre.

O secretário ainda considerou satisfatória a cobertura de radares existentes: “São Paulo e Rio de Janeiro estão cobertos. A cidade de Belo Horizonte está instalando um também. Temos ainda um para o Nordeste que cobre Maceió e Recife. Nessa área está de fora da cobertura apenas Salvador. Na região Sul do país também temos um, que abrange principalmente Santa Catarina. Não temos uma cobertura completa, mas é satisfatória”.

Durante quatro anos, período de instalação total do sistema de alerta, serão investidos R$ 250 milhões. Para o ministério da Ciência e Tecnologia, a destinação da verba faz jus à importância que terá na prevenção de desastres com vítimas.

O Serviço Geológico do Brasil (CPRM), indica que existem 1.413 cidades com riscos de enchentes e 1.386 municípios com suscetibilidade natural a eventos de deslizamentos. A lista dos municípios atendidos pelo projeto será definida pelo Ministério das Cidades.

Sistema nacional

Em janeiro deste ano, o governo federal criou o Sistema Nacional de Prevenção e Alerta de Desastres Naturais, com o objetivo de modernizar os equipamentos meteorológicos para garantir a prevenção de fenômenos climáticos.

As ações estão sendo implantadas de forma gradual. A expectativa é que o sistema de defesa e alerta esteja concluído em quatro anos.

http://www.ecodesenvolvimento.org.br/posts/2011/julho/mct-lanca-centro-de-prevencao-de-desastres-para-25#ixzz1RWFZKysm

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.