Projeto Quilombo Central apresentado à Presidência da Câmara de Vereadores de Porto Alegre

A Secretaria de Estado da Cultura, por meio da Coordenação de Culturas Populares e da Diversidade Cultural, setores da diretoria da Cidadania Cultural, junto com a Comissão organizadora do Mês da Consciência Negra da Câmara de Vereadores de Porto Alegre, apresentou à presidente da câmara, vereadora Sofia Cavedon, o projeto Quilombo Central, nessa terça-feira (05).

A proposta é uma ação compartilhada com as instituições públicas, privadas e sociedade civil organizada, para o evento multidisciplinar numa reflexão  como marco histórico de 2011: Ano dos Afro-decendentes no Mundo, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Quilombo Central propõe integrar as diferentes manifestações culturais num evento multifacetário com recortes nas culturas étnico-raciais, em especial as culturas das comunidades Quilombolas. Para o coordenador das Culturas Populares, da diretoria de Cidadania Cultural da Sedac, Sandro Santos, essa ação vai formular uma ampliação dos processos participativos das comunidades negras nas políticas públicas do estado.

A presidente da Câmara de Vereadora de Porto Alegre, vereadora Sofia Cavedon, parabenisou  a iniciativa, salientando a importância do fomento às culturas de matriz africana como afirmação da identidade brasileira. “A nossa participação nesse projeto será propositiva e de participação nas etapas de desenvolvimento das iniciativas” afirma Sofia.

“O projeto apresenta um caráter inovador, especialmente por pensar um evento com diversos significados simbólico”, reflete a comissão organizadora do projeto.

 

http://www.cultura.rs.gov.br/v2/2011/07/projeto-quilombo-central-apresentado-a-presidencia-da-camara-de-vereadores-de-porto-alegre/

 

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.