Só Frantz Fanon explica as atitudes atribuídas ao professor Cloves Saraiva da UFMA por seus alunos


Em primeiro plano o professor Cloves Saraiva da UFMA que vem sendo denunciado como ofensor do aluno nigeriano Ayuba. Ao fundo, o aluno vítima das supostas ofensas.

Maria Fro

Caso sejam comprovadas as acusações que os amigos do estudante nigeriano Ayuba fazem contra o professor Cloves Saraiva da UFMA, ele é um fenômeno explicável por Frantz Fanon.

Se os alunos tiveram razão em suas alegações (o professor já se pronunciou dizendo que foi um mal entendido) só Frantz Fanon explicaria o complexo de colonizado e a introjeção da opressão nas falas atribuídas a esse professor. Ele seria o exemplo mais puro do processo bem-sucedido de dominação descrito por Fanon quando o colonizado, ao  introjetá-la, passa a se negar como negro e agir como o opressor colonizador. Segundo Fanon:

“Todo povo colonizado, isto é, todo povo no seio do qual nasce um complexo de inferioridade, de colocar no túmulo a originalidade cultural local – se situa frente-a-frente à linguagem da nação civilizadora, isto é, da cultura metropolitana. O colonizado se fará tanto mais evadido de sua terra quanto mais ele terá feito seus os valores culturais da metrópole. Ele será tanto mais branco quanto mais tiver rejeitado sua negrura…” (Frantz Fanon, Os Condenados da Terra).

http://mariafro.com.br/wordpress/

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.