Nota Oficial – “Ameaça aos Surui”

Em resposta a reportagem publicada pela Agência Amazônia, no dia 25 de junho, com o título “Líder indígena de Rondônia está marcado para morrer”, e que foi repercutida em diversos veículos de comunicação, Almir Surui, líder maior do Povo Surui, se manifesta por meio desta nota sobre algumas informações incorretas contidas no texto:

– Segundo a matéria: “Cinco líderes indígenas da etnia Suruí foram assassinados nas últimas semanas”. Almir nega o fato e diz que na verdade o que vem acontecendo é um aumento significativo do número de ameaças à sua vida e a do seu povo. Não houve mortes recentes que relacionem os Surui com os madeireiros.

– De acordo com a Agência: “Para Suruí, as ameaças decorrem do fato de a maioria das lideranças lutarem pela aprovação do Código Florestal na Câmara dos Deputados”. Tal afirmação também é incorreta. Tanto Almir quanto as lideranças do povo Surui estão lutando contra a aprovação do Código Florestal, pois sua aprovação trará conseqüências negativas ao meio ambiente e aos povos indígenas.

– Por último, a reportagem diz que “Almir Surui afirma que alguns índios de sua comunidade foram aliciados por madeireiros e estão também ameaçando o líder Surui de morte”. O líder indígena diz que as únicas ameaças à sua vida estão sendo feitas pelos madeireiros e não pelo povo Surui. A volta dos madeireiros à região só veio atrapalhar todo um trabalho que vinha sendo feito pelo líder com a comunidade há alguns anos e que tem o objetivo conscientizá-los da importância dos indígenas serem os maiores protetores de seu território.

Confira texto oficial abaixo sobre a atual situação das ameaças aos Surui e ao Almir:

Almir Surui busca proteção da Secretaria de Direitos Humanos

Diante das constantes ameaças ao povo Surui e, principalmente, a seu líder, Almir Surui se reuniu, quarta (15), em Brasília, com o Diretor do Departamento de Defesa dos Direitos Humanos (SDH), da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Fernando Matos. O encontro foi solicitado pela liderança para o relato das ameaças sofridas em decorrência da sua luta pela proteção da floresta.

O Povo Surui habita a Terra Indígena Sete de Setembro, localizada no sudeste do Estado de Rondônia e noroeste de Mato Grosso. A região que faz parte de um corredor etnoambiental, que abriga unidades de conservação e terras indígenas, é fronteira de desmatamento e nas últimas semanas passou a ser visada novamente por madeireiros.
O número de aliciamentos, por parte dos madeireiros, aos indígenas Surui tem aumentado consideravelmente, colocando em risco a unidade do povo, a proteção da terra e sua sustentabilidade. Além das promessas de dinheiro fácil, eles oferecem bebidas alcoólicas e buscam se inserir no espaço indígena por meio da tentativa de envolvimento com jovens indígenas.

Segundo Almir, já alguns anos ele vem trabalhando internamente na aldeia para conscientizar o povo Surui de que os indígenas devem ser os maiores protetores do território. “A volta dos madeireiros à região só veio a atrapalhar todo um trabalho que estava sendo feito com nosso povo. É preciso dizer não ao desmatamento. Estou ameaçado, mas confiante de que existe uma consciência coletiva na terra indígena”, diz Almir.

As ameaças ao líder aumentaram de forma significativa devido à sua posição contra o desmatamento da região. A situação constata um processo que vai de encontro às iniciativas de proteção e garantia de sustentabilidade da floresta, lideradas por Almir, que tem obtido destaque mundial com a luta. Em verdade, a situação não é nova. O indígena já havia denunciado a situação de insegurança à Organização dos Estados Americanos (OEA) em 2007, e solicitado sua inclusão, no ano seguinte, no Programa de Proteção aos Defensores de Direitos Humanos.

O próprio contexto político-jurídico, no qual a aprovação do novo Código Florestal se destaca, tem desencadeado um processo em que a manutenção da floresta em pé está ameaçada e, consequentemente, a vida daqueles que a utilizam de maneira sustentável. Almir Surui busca as garantias de proteção à sua integridade física pelo Estado Brasileiro a fim de que possa continuar trabalhando na sua Terra, na execução de projetos que garantem a subsistência e geração de renda sem agredir o meio ambiente.

Mais informações:
Equipe de Conservação da Amazônia
Assessoria de Comunicação
Frederico Schlottfeldt
(61) 3323-7863
E-mail: [email protected]

Associação Metareilá do Povo Indígena Surui
Assessoria de Comunicação
Chicoepab Surui
(69) 3443-2714
E-mail: [email protected]

http://www.paiter.org/news/?p=163

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.