Tráfico de Pessoas é tema de seminário no estado do Pará

Karol Assunção

Adital – Entre os dias 24 e 26 de junho, lideranças comunitárias, professores, pesquisadores, estudantes e assistentes sociais se reunião no Centro de Convenções da Amazônia-Hangar, em Belém, capital do Pará, região Norte do Brasil, para discutir a prevenção e o combate ao tráfico de seres humanos. O evento, promovido pela Comissão de Justiça e Paz (CJP) da Regional Norte 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), pretende intensificar a prevenção ao tráfico de pessoas no estado.

Irmã Marie Henriqueta Cavalcante, coordenadora da CJP, explica que a discussão sobre o tema é de grande importância devido à “gravidade do crime, que é organizado e tem relação com outras redes criminosas, como de tráfico de drogas e exploração sexual”.

Informações do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) revelam que o tráfico de seres humanos movimenta aproximadamente 32 bilhões de dólares por ano e faz cerca de 2,5 milhões de vítimas no mundo.

A coordenadora da CJP esclareceu que é difícil saber a quantidade de vítimas no Pará. Isso porque muitas não denunciam por receio de ser alvo de represália. “Muitas pessoas sabem que o crime é muito bem organizado no estado, mas não denunciam porque têm medo das consequências que irão sofrer e acabam silenciando”, revela.

Irmã Henriqueta ainda destaca a falta de implementação do Plano Estadual de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas. Segundo ela, o Plano já existe, mas ainda não está em funcionamento no estado. A religiosa acredita que a explicação para a demora na execução de tal Plano seja a “falta de interesse por parte do Governo”.

De acordo com ela, o crime no Pará faz vítimas tanto do sexo masculino quanto do feminino e, geralmente, são pessoas com baixa escolaridade. A maioria das pessoas traficadas, segundo irmã Henriqueta, é levada para outros países, como Suriname e Guiana Francesa. De acordo com a coordenadora da CJP, o crime é praticado na região, principalmente, para a remoção de órgãos e para exploração sexual e de mão de obra escrava.

Programação

As atividades do Seminário sobre Tráfico de Pessoas no Pará começarão na manhã da próxima sexta-feira (24) com a mesa: “Tráfico de Pessoas na Amazônia. Realidade e Desafios”. A programação seguirá com discussão sobre “Enfrentamento do Tráfico de Pessoas – Política e Plano Nacional e Ações Estaduais”.

No dia seguinte, os debates se concentrarão nos três eixos do Plano Nacional de Enfretamento ao Tráfico de Pessoas: prevenção, responsabilização e atenção à vítima. Além das discussões, os interessados ainda terão a oportunidade de participar de “Oficinas de Compromisso entre Sociedade Civil e Poder Público”. O evento se encerrará no domingo (26), com apresentação, debate e aprovação de uma carta final.

Mais informações em: http://www.cnbbn2.org.br

 

http://www.adital.com.br/hotsite_trafico/noticia.asp?lang=PT&cod=57681

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.