Luta das comunidades quilombolas para garantir o direito a terra traz as ministras Maria do Rosário e Luiza Helena Bairros ao Maranhão

Encontram-se em reunião na manhã de hoje, dia 22 de junho de 2011, no INCRA /MA, as ministras Luiza Helena Bairros e Maria do Rosário e  representantes das movimento quilombola do Maranhão das regiões da Baixada ocidental Maranhense, Baixo Parnaíba  e de Itapecuru Mirim.

O Maranhão continua entre os estados com o maior número de comunidades camponesas em conflito para garantir a posse das terras tradicionalmente ocupadas. Em 2010 foram mais de 170 comunidades em conflito com latifundiários. É claro que os registros são uma amostra de realidade conflitiva. Somente no INCRA-MA estão abertos mais de 250 processos com pedidos de titulação de territórios quilombolas (fonte:Fórum Carajás).

Luiza Helena Bairros Luiza é a ministra-chefe da Secretaria Especial de Promoção da Igualdade Racial. Mestre em ciências sociais pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e doutora em sociologia pela Michigan State University, Luiza Helena de Bairros é secretaria estadual de Promoção da Igualdade Racial da Bahia (Sepromi), desde 2008. Ela se graduou em Administração Pública e de Empresas pela UFRS, e é especialista em Planejamento Regional pela UFC (RS), ela se mudou para a Bahia em agosto de 1979, após ter tido contato com o Movimento Negro Unificado, durante a reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, meses antes, em Fortaleza. A ministra Gaúcha de Porto Alegre (RS).

Maria do Rosário, Maria do Rosário Nunes é ministra-chefe da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República é Professora da rede pública, pedagoga formada pela UFRGS e mestre em Educação e Violência Infantil pela mesma universidade. Desde 2003, coordena a Frente Parlamentar de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente. Nas eleições de 2010, coordenou o Programa de Governo da então candidata Dilma Rousseff nas áreas de Direitos Humanos, Educação e Políticas para as Mulheres. No dia 1º de janeiro de 2011, foi empossada pela presidenta Dilma Rousseff como ministra-chefe da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. A ministra é natural do estado do Rio Grande do Sul.

Envi9ada por Cristiane Macau.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.