Movimento indígena amazônico inicia seu diálogo

O movimento indígena amazônico iniciou na noite dessa sexta feira (18) um grande encontro de suas lideranças, representantes de diversas partes da Amazônia Brasileira, que vieram até São Gabriel da Cachoeira, no Amazonas, para contribuírem com a discussão e avaliação sobre a trajetória de luta, conquistas e desafios do movimento indígena na região.

A abertura do Diálogo foi iniciada por Abraão de Oliveira Baré, presidente da Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro (Fpirn), que lembrou a trajetória do movimento indígena na região. Para a liderança é uma honra sediar essa discussão de tamanha relevância. “Aqui tem nomes muito importantes, pessoas que fizeram a historia do Movimento Indígena. Vamos ter a oportunidade para aprendermos juntos. Nesses dias estaremos discutindo juntos o futuro do movimento indígena. Esse momento é oportuno para que possamos refletir, não se criou o movimento indígena para uma única conquista. É com imenso prazer que vamos fazer juntos essa reflexão. Essa maloca já presenciando a história do movimento indígena da Amazônia e do Brasil”, falou a liderança.

Com a fala, o coordenador geral da Coiab, Marcos Apurinã, destacou que esse momento é um marco histórico, pois depois de duas décadas esse movimento faz essa reflexão. “Gostaríamos de agradecer em nome dos vários lideres que já não se encontram aqui. As lideranças que conquistaram esse espaço que precisa ser discutido, nesse momento de diálogo das lideranças. Precisamos valorizar os nosso líderes e incentivas os novos. Sem o protagonismo não teremos políticas de qualidade para os nossos povos. Precisamos fazer nosso alicerce, discutir nossa política, para saber o que queremos”, afirmou Marcos Apurinã.

O evento tem a presença de diversas lideranças amazônicas. Entre elas, Alvaro Tukano, Gersen Banywa, Clóvis Marubo, Sábá Manchinery, Djacy Macuxi, Miquelina Tukano, Euclides Macuxi, Chico Apurinã, entre outros.

Esse diálogo do movimento é um momento para se pensar as práticas adotadas na luta pela garantia dos direitos dos povos indígenas.  O evento vai até o dia 21.

 

http://www.cimi.org.br/?system=news&action=read&id=5638&eid=367

 

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.